Emoção e expectativa marcam embarque de alunos da rede estadual com destino aos EUA

Os estudantes que viajaram nesta terça-feira (06) fazem parte do último grupo da edição 2024 do programa Ganhando o Mundo. Desde 2019, 1.240 alunos da rede estadual tiveram a oportunidade de estudar fora do Brasil.
06/08/2024 - 13:00

Embarcaram para os Estados Unidos nesta terça-feira (06) os primeiros alunos do último grupo da edição 2024 do Ganhando o Mundo, programa de intercâmbio do Governo do Estado. Em meio a abraços e choro, pais e familiares acompanharam os estudantes até o saguão do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região de Curitiba.

Andréa Ferreira, mãe do intercambista João Manuel, de 16 anos, que mora em Araucária, estava com um misto de alegria e ansiedade pela primeira viagem do filho mais velho sozinho. “Ainda bem que tem a tecnologia para a gente poder se falar todos os dias, porque será a primeira experiência dele sem a gente, mas o João merece muito. Ele se esforçou demais para viver esse momento”, afirma. “Quero aprimorar meu inglês e aproveitar essa oportunidade única que estou tendo”, reforça João.

Pelo próximo semestre, ele e os colegas farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil e conhecerão uma nova cultura, como parte do programa custeado pelo Governo, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), e que já levou, desde 2019, 1.240 alunos da rede estadual para Austrália, Nova Zelândia, Canadá, França, Reino Unido e Estados Unidos.

Somente na edição de 2024 participaram mais de mil estudantes. Entre os critérios para ser selecionado, estão as notas e a boa frequência escolar. Requisitos que Mariana Lima da Silva cumpriu direitinho. Aos 17 anos, a aluna da Escola Estadual Vital Brasil, de Vera Cruz do Oeste, viajou nove horas de ônibus até Curitiba para o embarque. “Estou cansada, mas nada que atrapalhe a empolgação que estou sentindo”, adianta.

Mariana vai passar o semestre letivo no estado da Virgínia. Ela conta que um intercâmbio fora do país sempre lhe pareceu algo distante e acredita que esse período na América do Norte será de amadurecimento.

A partir do início da experiência no Ganhando o Mundo, de uma coisa a estudante do Oeste do Paraná já tem certeza: quer atuar na área da educação. “A educação mudou a minha vida. Olha onde estou. Quero poder contribuir para mudar a vida de outras pessoas também”, afirma.

GANHANDO O MUNDO – O último grupo da edição 2024 do Ganhando o Mundo conta com 50 estudantes, 14 dos quais embarcaram nesta terça-feira (6).

A primeira edição do programa Ganhando o Mundo aconteceu em 2022, quando 100 alunos fizeram um intercâmbio no Canadá. Na edição seguinte, outros 100 estudantes viajaram para a Nova Zelândia. No ano passado, o programa foi ampliado para professores da rede estadual, e também levou outros 40 estudantes para estudar por um semestre na França.

Neste ano, está acontecendo a maior edição Ganhando o Mundo, com foco nos países de língua inglesa. 950 estudantes já embarcaram para Canadá, Nova Zelândia, Austrália e Inglaterra e retornaram com grandes ideias na bagagem. Esses 50 deverão embarcar em agosto para os EUA, com retorno previsto para o começo do ano que vem.

Em fase de convocações, o Ganhando o Mundo 2025 será a maior edição e levará 1.200 alunos da rede de ensino para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil, com todas as despesas pagas. Também já foram selecionados os alunos do Ganhando o Mundo Agrícola