O vice-governador Darci Piana recebeu nesta quarta-feira (30.09), no Palácio Iguaçu, a visita oficial do embaixador plurinacional da Bolívia, Wilfredo Rojo. A visita foi uma solicitação da embaixada boliviana, para aproximação daquele país andino com o estado a fim de viabilizar acordos bilaterais.
O embaixador Wilfredo Rojo veio ao Paraná com uma comitiva de autoridades e empresários bolivianos, interessados em negociações de gás e com uma solicitação para um depósito franco no Porto de Paranaguá.
Na reunião com o vice-governador, foram abordados futuros entendimentos entre o Estado, por meio da Compagas (Companhia Paranaense de Gás), com a YFPB, empresa estatal boliviana dedicada à exploração, destilação e venda de petróleo e gás natural.
Piana manifestou a satisfação em receber a visita oficial do embaixador boliviano. Esclareceu, no entanto, de maneira franca, que “as tratativas para que sejam firmados acordos entre a Bolívia e o Paraná só devem ocorrer depois das eleições nacionais que serão realizadas na Bolívia neste mês de outubro”.
O presidente da Compagas, Rafael Lamastra, também presente à recepção oficial ao embaixador, destacou a possibilidade de um futuro acordo bilateral entre o Paraná e a Bolívia, desde que sejam atendidos os requisitos necessários.
A agenda do embaixador Wilfredo Rojo e de sua comitiva no Paraná continua até a tarde desta quinta-feira (01), com visitas e reuniões em diversos órgãos, inclusive no Porto de Paranaguá.