A solenidade de posse e diplomação pública dos membros do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM/PR) para o período de 2023 a 2025 foi realizada nesta segunda-feira (30). O evento ocorreu no auditório da OAB/PR, que ficou lotado de mulheres, representantes do governo e da sociedade civil, com a participação da primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, e da secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Leandre Dal Ponte.
A eleição das novas representantes das organizações da sociedade civil para compor as 13 vagas deste Conselho, aconteceu no dia 11 de outubro, de forma digital. A nova gestão é composta por 13 conselheiras governamentais titulares e por 13 conselheiras titulares representantes da sociedade civil e iniciará seus trabalhos em novembro.
“Saio deste evento enriquecida pelas experiências e emoções que vivenciei. Quero expressar minha eterna gratidão a todas que estão aqui, compartilhando este momento comigo. Vocês serão os faróis que orientarão as políticas públicas e darão voz aos anseios de todas as mulheres. Juntas, em todos os poderes, alcançaremos os objetivos que tanto almejamos”, destacou Luciana.
- Paraná é o estado que mais realiza consultas de pré-natal pelo SUS
- Paraná realiza encontros preparatórios para a Conferência Estadual dos Povos Indígenas
De acordo com a atual presidente do Conselho, Mariana de Sousa Machado Neris, a eleição para a nova presidente do CEDM/PR será no dia 7 de novembro. Ela também fez um apanhado histórico da entidade, que foi criada em 1985, mas instituída por lei apenas em 2013. “Muitas das mulheres presentes neste auditório participaram da construção desses primeiros passos e podem celebrar os resultados obtidos até aqui”, disse Mariana.
A secretária da Semipi lembrou que esta foi a primeira vez que ocorreu a diplomação pública das conselheiras, o que, segundo ela, representa a valorização, o reconhecimento, o respeito e a gratidão do governo estadual a todas as paranaenses.
Leandre Dal Ponte destacou a importância das conquistas da Semipi, como a criação do Fundo Estadual da Mulher, a alocação de recursos no fundo e o estímulo aos municípios para a criação de fundos municipais. “Em um curto espaço de tempo, essas ações possibilitaram o repasse de recursos para todos os que se habilitaram”, afirmou.
“Embora haja um longo caminho pela frente, o brilho de cada uma de vocês é tão intenso, que juntas podemos mudar muitas histórias de vida. Todas fazemos parte de um mosaico, deixando um pedacinho de si e levando um pedacinho de cada uma. E é por isso que a secretaria tem trabalhado incansavelmente, contribuindo para fortalecer as vozes femininas no Paraná”, enfatizou.
HOMENAGEM - Além da diplomação da nova gestão do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, durante o evento também foram homenageadas as conselheiras que estão deixando o cargo e as mulheres que já ocuparam a presidência do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher até o momento
PRESENÇAS – Participaram do evento, também, a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter; a vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Maria Isabel Corrêa, representando a sociedade civil; a diretora de Igualdade Racial da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Clemilda Santiago Neto; a desembargadora Lenice Bodstein; a representante do Ministério Público - Núcleo de Promoção de Igualdade de Gênero, Ana Carolina Pinto Franceschi; a primeira subdefensora pública-geral, Olenka Lins e Silva, e as deputadas estaduais Cantora Mara Lima, Márcia Huçulak e Cloara Pinheiro, procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa.