Dando sequência a uma série de encontros para fortalecer a relação entre Paraná e Índia, o vice-governador Darci Piana participou nesta terça-feira (16) de uma reunião virtual com o embaixador do país asiático no Brasil, Suresh Reddy. A audiência tem como objetivo aproximar as duas regiões, buscando oportunidades de investimentos de ambas as partes.
“Conversamos com o embaixador para tratar dos interesses de exportação do Paraná. Queremos vender soja, carne de frango, suínos e outros produtos que o Estado tem condições de atender ao consumo da Índia. Também almejamos receber investimentos em tecnologia, que viriam em um bom momento. A Índia tem muito a nos ajudar nesse aspecto, principalmente nas áreas de computação e tecnologia de informação e comunicação. Esse estreitamento de relações é muito importante no momento atual”, explicou Piana.
Esta é a terceira agenda oficial do Estado com a Índia em três meses. A primeira foi uma visita do vice-governador ao embaixador, em Brasília, acompanhado de representantes da Invest Paraná - autarquia responsável por captar investimentos privados ao Estado. A relação teve sequência na última semana, com uma visita do cônsul-geral da Índia a Piana, em Curitiba.
O diretor de desenvolvimento econômico e relações Internacionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, destacou que nos próximos anos a taxa de crescimento da Índia terá destaque, superando outros países em ascensão. Por isso, o momento é propício para o fortalecimento de laços que sejam benéficos para ambos os lados.
“Sendo um país tão grande, temos oportunidades para levarmos nossos produtos para lá e para atrair investimentos em setores prioritários do Estado. Um exemplo é a mobilidade elétrica, que já está em alta pelos carros elétricos mas ficará ainda mais em evidência no mundo todo. Essa é uma grande oportunidade de aprender com eles, através de transferência de tecnologia, e com isso ver ganhos em todas as áreas”, ressaltou Rocco.
Durante a reunião, os representantes consolidaram a ideia de realizar uma missão comercial em visita a cada uma das regiões, apresentando empresários para potenciais parcerias. A expectativa é que uma comitiva paranaense possa visitar a Índia já no primeiro trimestre de 2022. “Queremos que os empresários indianos tenham noção da grandeza de produção do nosso Estado, e que com isso a gente comece a fazer negócios”, complementou o vice-governador.
PRESENÇAS – Participaram virtualmente da reunião o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o chefe do escritório de representação do Paraná em Brasília, Rubens Bueno II; a assessora executiva da Invest Paraná, Roberta Barbur; o primeiro secretário da Embaixada da República da Índia no Brasil, Anand Prakash; o ministro-conselheiro da embaixada, B. C. Pradhan; e a intérprete Brenda Seixas.