O Governo do Paraná e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias podem estabelecer parcerias para ações humanitárias nos próximos anos. O assunto foi pauta de uma reunião nesta quarta-feira (21) entre o governador em exercício Darci Piana, a primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, e representantes da igreja, que se colocaram à disposição para ajudar com doação de alimentos e produtos de higiene pessoal e de limpeza, principalmente para vítimas de enchentes e outras catástrofes.
“A ajuda dessa igreja já é grande e com certeza agora vai ser maior ainda. Hoje tivemos aqui um entendimento amplo que vai beneficiar principalmente aqueles que mais precisam. A ideia é atender humanitariamente quem mais precisa com estrutura da igreja, que tem uma grande experiência em ações emergenciais”, disse o governador em exercício.
A primeira-dama, que comanda algumas da principais ações sociais do Estado, agradeceu a disponibilidade da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de ajudar ainda mais o Paraná em grandes ocorrências de emergência. “Essa é uma grande parceria, porque eles nos apoiam realmente em várias situações, principalmente nas emergenciais, em que não dá para esperar, em que é necessário ter um olhar naquele momento. Por isso acreditamos que vamos colher ainda mais frutos dessa parceria”, disse Luciana Saito Massa.
O gerente nacional da Agência Humanitária e de Desenvolvimento Humano da Igreja de Jesus Cristo dos Santos do Últimos Dias, Paulo Araújo, afirmou que em 2023 a entidade executou dez projetos sociais e humanitários no Paraná, todos com doações arrecadadas por fiéis, especialmente nas áreas de saúde e educação.
“Nosso propósito nessa visita ao governador em exercício foi oferecer novas oportunidades de termos mais parcerias e ajudar a população do Estado do Paraná, especialmente as pessoas mais vulneráveis. Queremos entender as necessidades para estudar novos projetos”, afirmou.
Araújo disse que nos últimos dias a igreja encaminhou à Defesa Civil milhares de cestas básicas e kits de higiene pessoal e limpeza para os municípios que vem sofrendo com o impacto das fortes chuvas na região Norte e no Litoral. Ele também citou a doação de computadores para escolas públicas de Londrina, de um aparelho de Raio-X e de poltronas para unidades neonatais de hospitais, entre outras. “São vários projetos que fazemos através de parceria com o Governo do Estado, mas também com municípios e mesmo com ONGs e outras entidades”, explicou.
- Com 190 apresentações, nova edição do Crianças no Teatro começa na segunda-feira
- Caminho de São Miguel Arcanjo, em Prudentópolis, é o novo roteiro religioso do Paraná
GANHANDO O MUNDO – Os membros da igreja também abriram ao governador em exercício a possibilidade de parcerias de intercâmbio para estudantes paranaenses, em moldes similares ao programa Ganhando o Mundo. A sede global da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias fica em Salt Lake City, nos Estados Unidos, onde a igreja mantém uma universidade, além de outras entidades.
O programa Ganhando o Mundo enviou até aqui em 2024 o total de 950 alunos da rede estadual de ensino para quatro países: Canadá, Nova Zelândia, Austrália e Inglaterra. Em agosto será enviado mais um grupo de 50 estudantes aos Estados Unidos, fechando o ano com mil participantes do programa nesse ano.
PRESENÇAS – Participaram da reunião desta quarta-feira o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig; a assessora da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, Geraldine Cartário; e representaram a igreja o presidente da estaca Curitiba Brasil São Lourenço, Bruno Augusto; o diretor de Assuntos Governamentais, Ney Garcia,,o diretor de Assuntos Públicos, Fernando Tenório Cavalcante, e o diretor-assistente de Assuntos Governamentais, João Luís Marques Parolin.