Em programa de educação ambiental, Sanepar entrega lousa digital para Apae de Guaraniaçu

O equipamento é o resultado da separação, coleta e destinação adequada do óleo. Desde o início do projeto, mais de 11 mil litros de óleo foram coletados, rendendo a aquisição das lousas digitais já entregues para as Apaes de Corbélia, Matelândia, Céu Azul, Capitão Leônidas Marques e Cascavel.
16/12/2021 - 10:50

A Sanepar entregou nesta semana mais uma lousa digital adquirida com recursos da venda do óleo usado. A entidade beneficiada com o sexto equipamento foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Guaraniaçu, que presta atendimento a 110 alunos. A entrega do equipamento foi feita pela gerente geral da Sanepar, Rita Camana, à diretora da Apae, Maricléia Gemelli, à presidente da entidade, Dayana Bedin Leviski, e aos professores e alunos. Participou da cerimônia o prefeito Osmário de Lima Portela.

A ação faz parte do programa de coleta e descarte adequado do óleo de cozinha “Se ligue nessa ideia, sem óleo na rede”, que, além da melhoria ambiental, também traz benefícios sociais e de inclusão digital. A parceria para coleta do óleo de cozinha entre a Sanepar e as Apaes da região Oeste foi firmada em 2017. A coleta, desde então, tem se revertido em lousas digitais.

O óleo despejado na rede de esgoto prejudica o sistema de coleta e tratamento. A gerente Rita Camana explicou que na rede o óleo forma uma crosta, que vai entupindo a tubulação, causando extravasamento de esgoto nas ruas e vias públicas e, nas estações de esgoto, interfere na eficiência do tratamento. “Para evitar esses problemas, a Sanepar e as Apaes firmaram essa parceria que beneficia o meio ambiente e contribui com o aprendizado dos alunos de Guaraniaçu”, afirmou.

O prefeito disse que a Sanepar tem sido parceira do município em outros projetos ambientais e de saneamento e que essa ação mostra também o trabalho social desenvolvido pela companhia. “Retirar o óleo da rede, que só traz problemas, causa mau cheiro e entupimentos, mostra que o grande foco da Sanepar é a preservação ambiental”, disse.

Segundo a diretora da Apae, Maricléia Gemeli, a lousa digital é um recurso pedagógico muito bom que reforça tecnologicamente o conteúdo disciplinar repassado em sala de aula. “Essa metodologia faz com que o aluno absorva melhor o conhecimento. É uma ferramenta essencial e muito boa, que dá prazer aos alunos. Essa forma lúdica e divertida enriquece o processo de aprendizagem”, afirmou.

Desde o início do projeto, mais de 11 mil litros de óleo foram coletados, rendendo a aquisição das lousas digitais já entregues para as Apaes de Corbélia, Matelândia, Céu Azul, Capitão Leônidas Marques, além da Apae de Cascavel, que recebeu o equipamento dos empregados da Sanepar em ação de voluntário e que inspirou a parceria. A lousa é uma ferramenta que possibilita a inclusão social e estimula o desenvolvimento dos estudantes.

As entidades de Três Barras do Paraná, Lindoeste, Catanduvas e Santa Tereza do Oeste também são parceiras e serão as próximas contempladas.