Em parceria com municípios, Estado reativa linha Barreirinha/São José

Operação terá 83 horários em cada sentido nos dias úteis e também funcionará aos sábados e domingos. Cerca 21 mil pessoas deverão ser beneficiadas ao poderem se deslocar mais rapidamente entre as duas cidades, com possibilidade de integração com o transporte urbano em um trajeto de 43 quilômetros.
04/07/2024 - 19:05

A população que transita entre Curitiba e São José dos Pinhais terá, a partir desta sexta-feira (5), uma nova opção de deslocamento mais rápida e barata com o reestabelecimento da linha entre o Terminal Barreirinha e o Terminal Central de São José dos Pinhais, após mais de nove anos. A informação foi confirmada pelo governador em exercício Darci Piana nesta quinta-feira (4) durante visita ao Terminal Metropolitano do Guadalupe, um dos pontos de parada da linha, que deverá ser utilizada diariamente por cerca de 21 mil pessoas.

A retomada da operação ocorre de forma compartilhada entre o Governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep), a Prefeitura de Curitiba, por meio da Urbanização de Curitiba (Urbs), e a Prefeitura de São José dos Pinhais.

O objetivo é melhorar a logística do transporte público da região, possibilitando melhor conexão entre duas das maiores cidades do Paraná. Curitiba possui a maior população do Estado, com quase 1,8 milhão de habitantes, enquanto São José dos Pinhais é a sexta mais populosa, com 358 mil moradores.

Piana ressaltou que o retorno da linha Barreirinha/São José após nove anos é fruto da articulação política entre o Governo do Estado com as prefeituras de Curitiba e São José dos Pinhais. “Graças à união de esforços do poder público estadual com os municípios conseguimos solucionar um problema de nove anos. Quem ganha com isso são as milhares de pessoas que usam o transporte coletivo diariamente para trabalhar e buscar serviços entre as duas cidades”, afirmou.

A linha operará durante todos os dias de semana com 83 horários em cada um dos sentidos durante os dias úteis e também funcionará aos sábados e domingos. No Terminal Central de São José dos Pinhais, a tarifa será de R$ 5,50 no cartão Metrocard e de R$ 6 em dinheiro. Nas demais paradas, o preço aplicado será de R$ 6 no cartão da Urbs e de R$ 6,13 no cartão de débito com aproximação.

VOLTA DA INTEGRAÇÃO – A interrupção da linha Barreirinha/São José ocorreu em 2015, quando houve a separação entre a gestão dos sistemas de transporte urbano e metropolitano na Capital.

Com a retomada, os usuários que necessitam se deslocar para o Centro e o eixo Norte de Curitiba terão a possibilidade de realizar o percurso em menos tempo, além de contarem com mais opções de integração no sistema de transporte público por meio dos terminais e estações tubo espalhadas ao longo do trajeto de 43 quilômetros.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, considera a interrupção do serviço há nove anos um equívoco. “A desintegração do transporte metropolitano fez muito mal a São José dos Pinhais e Curitiba. Quem mora na Capital ou nas oito cidades vizinhas tem o direito de pagar apenas uma passagem para poder se deslocar, tratando a Região Metropolitana como uma só cidade”, declarou.

Segundo o presidente da Amep, Gilson Santos, a reativação da linha representa uma melhoria em relação ao serviço que era prestado até 2015, com redução da necessidade de trocas de ônibus e a possibilidade de transitar no trecho pagando apenas uma passagem.

“A linha Barreirinha/São José amplia a integração metropolitana que havia sido descontinuada, reduzindo o tempo de deslocamento dos passageiros, que também terão ligação direta com o transporte urbano”, explicou.

O itinerário contará com paradas nas estações tubo do Ahú, Centro Cívico - Palácio Iguaçu, Comendador Fontana, Círculo Militar, Guadalupe, Paiol, Terminal Hauer, Terminal Carmo, Terminal Boqueirão e Terminal Central de São José dos Pinhais no sentido São José.

Já no sentido Barreirinha, as paradas acontecerão nas estações tubo do Terminal Boqueirão, Terminal Carmo, Terminal Hauer, Paiol, Guadalupe, Círculo Militar, Comendador Fontana, Centro Cívico - Assembleia, Ahú e Terminal Barreirinha.

Presente no anúncio, a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, esclareceu que a retomada do serviço beneficia não apenas os usuários do transporte coletivo, mas também o comércio das cidades.

“Em cerca de 90 dias a operação que começará no novo terminal vai voltar para o Centro de São José dos Pinhais, na Praça 8 de Janeiro, onde a antiga linha já funcionava. Isso vai beneficiar os trabalhadores, mas também os comerciantes, que sofreram quando houve a descontinuidade, e que agora comemoram a perspectiva do aumento de fluxo de pessoas na região”, comentou.

Consulte os horários da linha e o itinerário completo .

PRESENÇAS – Também estiveram presentes no anúncio a secretária estadual das Cidades, Camila Scucato; o vice-prefeito licenciado de Curitiba, Eduardo Pimentel; o presidente da Urbs, Ogeny Maia Neto; o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur; e os vereadores Pier Petruzziello e Leonidas Dias.