O Museu Oscar Niemeyer (MON) vai promover no mês de março oficinas artísticas e mediações gratuitas para o público com a temática Mulheres. As ações começam no dia 6 com o “Laboratório de Experiências: Monotipia”, inspirado na obra da artista Mira Schendel, que tem peças no acervo do MON. Partindo da investigação dos trabalhos da artista, o público será desafiado a perceber quantas camadas cabem em uma monotipia. Tradicionalmente, no “Laboratório de Experiências” a oficina do MON se transforma num grande espaço de investigações e descobertas.
A atividade é recomendada para maiores de 3 anos, mas menores de 14 anos precisam do acompanhamento de um adulto. As inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência e por ordem de chegada, sujeitas à lotação.
No dia 16, às 14h30, haverá a “Oficina Caderneta de Cores com Inspirações Literárias”, com a artista do acervo Tatiana Stropp. A proposta será a criação de uma caderneta com páginas em papéis translúcidos e coloridos, incentivando a investigação das relações entre as cores, juntamente com páginas contendo trechos de textos literários e poéticos escritos por mulheres.
A atividade é direcionada para maiores de 7 anos e menores de 14 também devem estar acompanhados de um adulto. Será no Espaço de Oficinas (subsolo), gratuitamente, mas nesta data é necessário adquirir ingresso para entrar no Museu e fazer antecipadamente a inscrição no link https://bit.ly/OficinaTatianaStropp2024.
Tatiana Stropp vive e trabalha em Curitiba. A artista é bacharelada no curso de Pintura da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Possui obras em acervos de importantes instituições como o Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná e Fundação Romulo Maiorana, além de ter participado de exposições pelo Brasil, Madri e Palma de Mallorca, na Espanha.
No dia 20, o MON oferecerá ao público a oficina “Esculturas e Texturas: Inspirada em Obras de Joana Vasconcelos”, com duração de 1h30 e duas sessões: 10h30 e 14h30. A proposta será investigar detalhes, texturas e materiais que a artista utiliza em suas obras e, a partir daí, criar protótipos de esculturas e instalações. A atividade é para o público acima de 5 anos, sempre com a participação de um adulto para menores de 14 anos. As inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência, seguem a ordem de chegada e as atividades estão sujeitas à lotação.
- Paraná apresenta novas estruturas de apoio e amplia investimentos para mulheres
- Orquestra Sinfônica do Paraná abre a temporada 2024 com obra de Heitor Villa-Lobos
MEDIAÇÃO – “Conhecendo Artistas: Roteiro Temático Mês das Mulheres” é a proposta de mediação para este mês de março. O público será convidado a percorrer um roteiro com obras expostas, assinadas por artistas mulheres, acompanhado por educadores do MON. A ação, livre para todos os públicos, será nos dias 13 e 27, às 15h. A mediação é uma oportunidade para, a partir do diálogo, ampliar as percepções, experiências e relações com as exposições.
SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Serviço:
Oficinas
6 de março: “Laboratório de Experiências: Monotipia”, inspirado na obra da artista Mira Schendel. Sessões às 10h30 e 14h30 (com duração de 1h30) - Espaço de Oficinas (subsolo do MON)
16 de março: “Oficina Caderneta de Cores com Inspirações Literárias”, com a artista do acervo Tatiana Stropp – 14h30 - Espaço de Oficinas - Subsolo do MON
20 de março: “Esculturas e Texturas: Inspirada em Obras de Joana Vasconcelos”
Sessões às 10h30 e 14h30 (com duração de 1h30)
Mediação
13 e 27 de março
“Conhecendo Artistas: Roteiro Temático Mês das Mulheres” - 15h - Ponto de encontro: rampa 1º andar
Essa atividade emite declaração de horas. Assine a lista de presença no dia da atividade e, após o evento, solicite o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br
Para participar não é necessário ter conhecimento prévio em arte