Em homenagem ao Dia da Enfermagem, Piana destaca importância da profissão

O governador em exercício participou nesta segunda-feira (13) de uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado em 12 de maio. Piana destacou o trabalho essencial prestado pelas enfermeiras e enfermeiros na linha de frente da saúde.
13/05/2024 - 12:10

O governador em exercício Darci Piana participou nesta segunda-feira (13) de uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado em 12 de maio. Piana destacou o trabalho essencial prestado pelas enfermeiras e enfermeiros na linha de frente da saúde.

No Paraná, são cerca de 100 mil profissionais trabalhando na área. Entre os cerca de 6,5 mil servidores públicos que atuam na Secretaria de Estado da Saúde, 2,6 mil – ou 40% – são da área da enfermagem. Destes, são 1.724 técnicos de enfermagem, 798 enfermeiros e 85 auxiliares de enfermagem na Sesa. Eles atuam nas unidades básicas de saúde, ambulatórios e hospitais, mas também na gerência e gestão dos serviços, na coordenação e supervisão das atividades dos técnicos e auxiliares de enfermagem, na docência e na pesquisa acadêmica.

“Todas as profissões são nobres, mas em algumas dessas profissões o trabalho e a dedicação são ainda mais nobres. Entre elas, estão os enfermeiros e enfermeiras que dedicam suas vidas ao atendimento e cuidado das pessoas”, afirmou o governador em exercício. “Por isso esta homenagem é tão merecida, porque valoriza profissionais que são essenciais para a nossa área da saúde, que amenizam o sofrimento de quem precisa e que cuidam de quem tanto amamos”.

“O profissional da enfermagem é aquele que fica 24 horas na assistência direta aos pacientes. Ele se coloca à disposição para que o usuário do serviço de saúde seja devidamente assistido. Por isso é tão essencial a valorização da profissão”, destacou o enfermeiro Marcos Vinícius Silva, coordenador de Fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR), um dos homenageados e representante dos demais enfermeiros e enfermeiras.

A homenagem foi proposta pela deputada Flávia Francischini, que destacou o trabalho essencial prestado por estes profissionais, principalmente durante a pandemia de Covid-19, colocando-se na linha de frente no enfrentamento à doença. “Esses profissionais são verdadeiros heróis e engrenagens fundamentais do nosso sistema de saúde, mantendo-o em funcionamento mesmo nos momentos mais desafiadores”, disse.

DIA DA ENFERMAGEM – O Dia Internacional da Enfermagem foi instituído em homenagem a Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820, na Inglaterra. O trabalho da enfermeira pioneira no tratamento a feridos de guerra teve profundo impacto na saúde e na reorganização dos serviços desta área em nível mundial, sendo considerado um marco na profissionalização da enfermagem moderna.

No Brasil, a data é lembrada desde 1938. E entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem no país, em homenagem a Florence Nightingale e também a Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.