Em concerto solidário, Orquestra Sinfônica traz repertório contemporâneo

Apresentação será no domingo (19), às 10h30. O concerto tem regência do maestro convidado Claudio Cohen, proporcionando um passeio por referências musicais e geográficas. Os ingressos serão trocados por doações de brinquedos e produtos de higiene pessoal para a campanha Natal Solidário.
14/11/2023 - 16:52

A Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta neste domingo (19), às 10h30, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), com regência do maestro convidado Claudio Cohen. No programa estão as obras Festa do Interior, do brasileiro Mario Olinto; Um americano em Paris, de George Gershwin; e Sinfonia n°1, de Carl Nielsen. Os ingressos serão trocados por doações de brinquedos e produtos de higiene pessoal para a campanha Natal Solidário, promovida pelo governo do Estado.

O maestro destaca que cada obra tem um diferencial, proporcionando um passeio por referências musicais e geográficas. A viagem começa pelo Brasil. “Para abrir o concerto, vamos tocar a peça do compositor brasileiro Mário Olinto Filho, uma peça que celebra a festa do interior e as linguagens populares brasileiras, com muito samba, muito ritmo e muita melodia”, ressalta.

Mario Olinto nasceu em Curitiba e reside no Rio de Janeiro. Formado em regência pela UFRJ, dedica-se à composição de peças sinfônicas e de câmara, já apresentadas e premiadas no Brasil, Europa e Estados Unidos.

Sobre Carl Nielsen, um dos mais célebre compositores dinamarqueses, o regente lembra que Sinfonia Número 1 mostra toda a virtuosidade desse músico que escreveu seis sinfonias, quartetos de cordas e inúmeras obras. “É uma música incrível, muito forte, e que vale a pena conferir”, define o maestro.

“E teremos George Gershwin, um grande compositor americano do século 20, que tem a característica de fazer uma fusão de linguagem entre o jazz e a música clássica. ‘Um americano em Paris’ é um clássico, onde o público vai poder perceber essa conexão, com ritmos maravilhosos e melodias incríveis”, explica.

O MAESTRO - Titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, o maestro Claudio Cohen é Cidadão Honorário de Brasília e tem participado de forma ativa no cenário musical do país e do Exterior como artista convidado dos principais festivais de música e temporadas de orquestras.

DOAÇÕES - A parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e a Superintendência Geral de Ação Solidária neste mês de novembro está promovendo doações de brinquedos e produtos de higiene pessoal que vão chegar até as famílias atingidas pelas chuvas. “UNIO e Repertório do Grupo de Dança 2023”, já apresentado pela Escola de Dança Teatro Guaíra dia 11, e agora o concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná integram a Campanha Natal Solidário. Ao todo, as doações já ultrapassam 1.200 itens.

Em junho, a Orquestra já encabeçou a arrecadação de cerca de 2 mil cobertores e agasalhos com a apresentação “Venha se aquecer com Tchaikovsky” para a campanha Aquece Paraná 2023.

A troca de doações por ingressos pode ser feita de duas maneiras: entrega direta da doação na bilheteria do Teatro Guaíra com o recebimento do ingresso; ou, para garantir seu lugar, uma reserva de voucher é feita na plataforma de vendas online DeuBalada.com com a posterior entrega do voucher + doação (brinquedo ou produtos de higiene pessoal) e recebimento do ingresso na bilheteria do Teatro Guaíra, de segunda a sexta, das 10h às 19h, até 17 de novembro.

Serviço:

Orquestra Sinfônica do Paraná - Espetáculo que integra a campanha Natal Solidário

Apresentação: 19/11 (domingo), às 10h30

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

Duração do espetáculo: aproximadamente uma hora e trinta minutos

Programa:
Mario Olinto: Festa do Interior;
Gershwin: Americano em Paris;
Carl Nielsen: Sinfonia 1

Ingressos: Serão trocados por doação de brinquedos e produtos de higiene pessoal. Lugares livres.