Em cena com “A Aforista”, atriz Rosana Stavis tem história com o Teatro Zé Maria

A atriz, que mora em Curitiba, tem uma história umbilical com teatro, que começou antes mesmo de imaginar que subiria aos palcos. O Teatro Zé Maria passou para administração do Centro Cultural Teatro Guaíra em 1998. O prédio é tombado pelo Governo do Estado.
26/07/2023 - 15:50

Curitiba recebe até este domingo (30) o espetáculo “A Aforista”, aclamado no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte pela crítica e público. Por aqui, o palco do Teatro José Maria Santos, onde a peça é encenada, representa um lugar ainda mais especial para a atriz Rosana Stavis, a protagonista, apontada como uma das melhores do teatro brasileiro.

A atriz, que mora em Curitiba, tem uma história umbilical com teatro, que começou antes mesmo de imaginar que subiria aos palcos. “Quando eu vim de São Mateus do Sul, antes de pensar em fazer teatro, eu ia assistir os espetáculos no Teatro da Classe, que agora é o Teatro Zé Maria”, conta. "Por influência dele acabei entrando na faculdade de Teatro e me formando atriz”.

O espaço já recebeu Mário Schoemberger, Enéas Lour, Regina Bastos, Fátima Ortiz, José Basso, Gilda Elisa, Regina Vogue, Claudete Pereira Jorge e o próprio Zé Maria, entre outros artistas importantes para a formação do teatro curitibano.

PEÇA – A peça do dramaturgo e diretor Marcos Damaceno, prêmio Shell de dramaturgia por “Homem Ao Vento”, traz à cena uma mulher em direção ao enterro de um antigo amigo da faculdade de música. Enquanto caminha, pensamentos acerca de sua própria vida e os caminhos escolhidos por ela e seus antigos amigos, todos “promessas da música”, lhe vêm à cabeça.

A atriz Rosana Stavis é acompanhada por dois pianos tocados ao vivo por Sérgio Justen e Rodrigo Henrique, que duelam e dão o tom da narrativa com a trilha original criada pelo premiado compositor Gilson Fukushima.

“É uma peça sobre as decisões que tomamos. Sobre as nossas escolhas, os caminhos que seguimos e onde eles nos levam. É também uma peça sobre nossos sonhos, nossos desejos, principalmente quando somos jovens, e de como lidamos com eles, com nossas frustrações e nossas insatisfações. Ela, a narradora, a aforista, está sempre pensando e andando. O pensamento é o lugar onde se passa a peça”, explica Damaceno.

O espetáculo é o segundo de uma trilogia da Cia.Stavis-Damaceno. Aclamado pela crítica, o espetáculo estreou no Rio de Janeiro com sessões esgotadas, passando por São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e, agora, em Curitiba. O projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo da Ademicon Consórcio e Investimento.

Serviço:

Temporada em Curitiba: de 12 até 30 de julho

Quarta a sábado – 20h | Domingo – 19h.

Local: Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco)

Ingressos: Ticket Fácil ou na bilheteria do Centro Cultural Teatro Guaíra.

Valores: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

Informações: (41) 3304-7900 e teatroguaira.pr.gov.br