Em Goiás, Ratinho Junior recebe a Comenda da Ordem do Mérito de Anhanguera

É a mais alta honraria do Estado de Goiás. Governador do Paraná recebeu de Ronaldo Caiado a insígnia Grã-Cruz e destacou os trabalhos dos dois estados. Também foi Foi enfatizada a presença de paranaenses no estado do Centro-Oeste.
23/07/2024 - 20:52

O governador Carlos Massa Ratinho Junior foi homenageado pelo Governo do Estado de Goiás nesta terça-feira (23) com a Comenda da Ordem do Mérito de Anhanguera. A tradicional homenagem aconteceu na cidade histórica de Goiás, reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

Ratinho Junior recebeu do governador goiano Ronaldo Caiado a insígnia Grã-Cruz, a mais alta condecoração. A Ordem do Mérito Anhanguera foi criada pelo governo goiano em 1975 com o objetivo de agraciar pessoas ou instituições reconhecidas por ações em prol de Goiás e personalidades que se destacam em suas respectivas áreas de atuação.

“Em nome do povo do Paraná, agradeço essa honraria. Temos um carinho muito grande pelo povo de Goiás, porque aqui temos muitos paranaenses, assim como no Paraná temos muitos goianos”, afirmou Ratinho Junior.

O governador também ressaltou os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no Paraná e em Goiás ao longo dos últimos anos. “Tenho a alegria de governar meu estado ao lado de um governador amigo, como é o Ronaldo Caiado, e de poder, através dos nossos estados, ajudar o Brasil. São duas gestões que vêm sendo reconhecidas, chamando a atenção do País, fruto de grandes trabalhos que estão sendo realizados em áreas importantes como educação e segurança”, disse.

Os dois estados, por exemplo, cresceram acima da média nacional em 2023. O Paraná teve alta de 5,8% no Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), e Goiás teve crescimento de 4,4% no período, de acordo com Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB). Já o PIB do Brasil, de acordo com o IBGE, teve alta de 2,8%.

Durante a cerimônia de entrega das medalhas, o governador de Goiás enalteceu a atual gestão do Governo do Paraná. “Ratinho Junior foi meu colega no Congresso Nacional. Hoje está em segundo mandato como governador e é uma referência de boa gestão”, afirmou Caiado.

PARCERIA – Ao receber a homenagem, o governador Ratinho Junior destacou notoriedades culturais, sociais e econômicas dos dois estados. “Paraná e Goiás têm muitas coisas em comum. Goiás tem o pequi, nós temos o pinhão. Paraná apresentou para o Brasil a dupla Chitãozinho e Xororó, Goiás apresentou Leandro e Leonardo. Vocês têm belezas naturais que atraem a atenção do planeta todo, nós também temos, como Foz do Iguaçu e as Cataratas do Iguaçu, enfim, são sinergias maravilhosas que existem entre estes dois estados”, disse.

Segundo o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, grande parte do desenvolvimento do estado se deve à influência paranaense na região. “É um povo que veio ao longo das últimas décadas para cá e que foi fundamental para que nós, goianos, pudéssemos ter um salto de desenvolvimento a partir do compartilhamento da expertise e da capacidade de trabalho dos paranaenses”, afirmou.

HOMENAGEM – Também receberam a comenda com a insígnia Grã-Cruz o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela. Outras personalidades ainda foram homenageadas com as insígnias Grande-Oficial e Comendador.

A solenidade de entrega das comendas aconteceu na Praça do Chafariz, no centro da cidade de Goiás. O município, que também é conhecido como Goiás Velho, foi a antiga capital do estado até a década de 1930, quando Goiânia foi fundada.

Na quinta-feira (25), a cidade de Goiás celebra 297 anos de história. Anualmente, próximo à data de aniversário da cidade, o Governo do Estado de Goiás transfere as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para a ela e presta homenagem a autoridades.

A cidade de Goiás, é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade por sua arquitetura característica, por ser o berço cultural de Goiás e por ser a terra natal da poetisa Cora Coralina, uma das maiores referências literárias do Brasil.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes da solenidade o secretário estadual da Comunicação, Cleber Mata; o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto; o prefeito de Goiás, Aderson Gouveia; e demais autoridades.