Festival de Bonecos encanta público na abertura e segue com programação variada

A programação segue até o próximo domingo (9) com apresentações nacionais e internacionais, incluindo apresentações gratuitas de teatro lambe-lambe que acontecem em frente ao Teatro Guaíra.
Publicação
03/02/2025 - 16:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O 24º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos teve uma abertura memorável neste domingo (2), com casa cheia e espetáculos que emocionaram o público. A programação segue até o próximo domingo (09) com apresentações nacionais e internacionais, incluindo apresentações gratuitas de teatro lambe-lambe que acontecem em frente ao Teatro Guaíra.

O evento foi aberto no Teatro José Maria Santos com a peça “A Cortina da babá”, baseado em um conto da escritora inglesa Virginia Wolf. A montagem é do grupo paulista Sobrevento, que conta com 38 anos de trajetória e é reconhecido como um dos maiores expoentes brasileiros do Teatro de Animação.

A peça foi um sucesso absoluto e o teatro ficou lotado. Muitas pessoas não conseguiram entrar devido à capacidade esgotada. O espetáculo explorou diversas técnicas de teatro de animação, encantando crianças e adultos. Ao final, os artistas compartilharam detalhes sobre os bonecos utilizados e explicaram suas técnicas de manipulação.

Entre os espectadores, Isadora Ribeiro de Souza, de 9 anos, veio pela primeira vez ao festival acompanhada do pai e ficou fascinada com os bonecos. "Gostei mais do avestruz, um animal exótico que eu nunca tinha visto", comentou. Sua irmã, Laura Ribeiro de Campos, também se encantou com a interação dos bonecos e do ator no palco. "Tinha muita coisa na história, com muita informação e profundidade", disse.

Já Jocelei Ribeiro de Campos, pai das meninas, destacou a importância da experiência ao vivo. "Na TV temos muitos recursos tecnológicos, mas só o teatro estimula a imaginação. Achei isso incrível na peça", afirmou.

A psicóloga Cristina Sarturi, frequentadora assídua do festival, levou sua filha Mariana, de 4 anos. "Sempre que posso, venho. Antes mesmo de Mariana nascer eu já assistia às peças porque gosto muito da arte bonequeira", comentou. Ela destacou a sensibilidade do espetáculo e a iniciativa dos artistas em apresentar os bonecos após a sessão. "Foi uma experiência emocionante e surpreendente."

A atriz Giuliana Pellegrini, da companhia Sobrevento, comemorou a receptividade do público. "Foi muito especial abrir o festival com esse espetáculo. A plateia veio com muita expectativa e foi muito receptiva. Ficamos nos bastidores ouvindo as reações, e foi maravilhoso", disse.

Antes da apresentação, houve uma homenagem às bonequeiras da cidade de Maringá, Sueli Lara, do grupo Pau de Fita, e Rô Fernandes da companhia Fanto Kids, pelo trabalho e contribuição para a arte bonequeira no Noroeste do Paraná. A homenagem foi conduzida pelo diretor-presidente do Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro, e pelo diretor artístico da instituição, Aldice Lopes.

À tarde, foi a apresentação do clássico “O Patinho Feio” no auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório), e o Museu Oscar Niemeyer (MON) recebeu cinco espetáculos de teatro lambe-lambe, formato de teatro em miniatura que ocorre dentro de pequenas caixas. As apresentações chamaram a atenção do público e formaram uma grande fila. Para quem perdeu, as performances continuarão acontecendo gratuitamente em frente ao Teatro Guaíra até sexta-feira (09).

PROGRAMAÇÃO – Nesta semana, a programação do festival segue com vários espetáculos, incluindo alguns com classificação indicativa para adultos. Nesta terça-feira, às 18h, no palco do auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) acontece a apresentação do espetáculo “Viejos” com o marionetista argentino Sergio Mercurio. No espetáculo voltado para adultos, o artista argentino traz uma reflexão ao falar da senioridade e do ato de envelhecer, como é vivida e como é imaginada.

“É uma excelente oportunidade para que o público traga também seus avós e familiares idosos, uma verdadeira experiência transgeracional”, destaca Áldice Lopes.

Além das apresentações gratuitas de teatro lambe-lambe, haverá apresentações no periodo da tarde, no Teatro José Maria Santos e no auditorio Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório), e às 18h no auditorio Salvador de Ferrante (Guairinha). A programação está no site do Centro Cultural Teatro Guaira e os ingressos podem ser adquiridos no site Deubalada, com valores entre R$ 10 (meia-entrada) e R$ 20 (inteira).

FESTIVAL – O Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, promovido pelo Teatro Guaíra desde 1991, se consolidou como um dos mais importantes do país. A edição deste ano conta com mais de 40 apresentações, reunindo companhias do Paraná, São Paulo, outros estados brasileiros e países como Argentina, Itália e Espanha.

Com opções para todas as idades, o festival reafirma a diversidade do teatro de animação. "Muitas pessoas associam o teatro de bonecos apenas ao público infantil, mas essa arte abrange diversas linguagens e técnicas, sendo uma experiência enriquecedora para todas as idades", afirma a curadora do festival e presidente da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos, Inecê Gomes.

GALERIA DE IMAGENS