O avanço da infraestrutura no Sudoeste foi destaque no primeiro trimestre de 2023. O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estrada de Rodagem (DER-PR) avançou em obras e fez entrega que elimina gargalo rodoviário.
A revitalização da PRC-280, um compromisso firmado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior com a população da região, saiu do papel e foi entregue totalmente reformada. A rodovia estadual, que era umas das mais precárias do Paraná, segue recebendo investimentos para fomentar o desenvolvimento da região. As realizações na região incluem, ainda, o novo contorno em Francisco Beltrão e obras em Salgado Filho.
Veja o balanço das principais obras no Sudoeste nos primeiros 100 dias de gestão:
Entrega da nova PRC-280
No fim de março, o governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou uma das obras mais aguardadas da região: a revitalização da PRC-280, entre Palmas e a BR-153. A rodovia, que é um dos principais corredores logísticos do Sudoeste e Sul do Paraná, teve 59,55 quilômetros restaurados no trecho que vai de Palmas ao Trevo Novo Horizonte, em General Carneiro, no acesso a Santa Catarina.
Eles foram feitos integralmente com pavimento rígido de concreto, técnica que é conhecida como whitetopping, inédita em rodovias estaduais do Paraná, que garante maior durabilidade e custo-benefício. Este tipo de pavimento tem vida útil de 20 anos, o dobro do pavimento flexível asfáltico. O investimento foi de R$ 107 milhões por meio do Avança Paraná, programa que utiliza recursos financiados pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Segunda etapa da revitalização da PRC-280
Também em março, o Estado iniciou a contratação para restauração de mais um trecho da PRC-280, desta vez entre Palmas e Clevelândia. É a continuação da revitalização da rodovia estadual. São 45 quilômetros atendidos, iniciando logo após o Viaduto Bento Munhoz da Rocha Neto (também conhecido como Viaduto da Codapar), em Palmas, seguindo até o trevo com a Avenida Nossa Senhora da Luz, em Clevelândia. Serão contempladas as faixas de rolamento e acostamentos em todo este trecho. A obra também utilizará a técnica whitetopping, aproveitando o asfalto atual como base para execução de novas placas de concreto, gerando mais durabilidade e custo-benefício.
Terceiras faixas da PRC-280
Estão concluídas as obras de implantação de terceiras faixas na PRC-280, entre União da Vitória e Marmeleiro. No total, foram construídos 12,39 km de novas faixas em um trecho de 130 km, o que vai garantir mais segurança e agilidade no percurso. São 19 novos segmentos entre o quilômetro zero (divisa do Paraná com Santa Catarina) e o km 5,9 (em União da Vitória); e entre o km 130,3 (no acesso a Palmas) e o km 254,9 (no entroncamento que dá acesso a Marmeleiro). Cada faixa possui largura média de 3,5 metros e extensão que varia entre 480 e 900 metros. O investimento foi de R$ 26,8 milhões, realizado através de uma parceria do Governo do Paraná com o Banco Internacional de Desenvolvimento (BID).
Reforma no viaduto de Palmas
O DER/PR iniciou a reforma do viaduto da PRC-280, no perímetro urbano de Palmas, na região Sudoeste, localizado na interseção com a Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, que dá acesso para a Codapar e o Instituto Federal do Paraná. Inicialmente, estão sendo feitas a limpeza das estruturas, remoção de defensas e placas, assim como montagem das plataformas suspensas para execução dos serviços. O Viaduto da Codapar, como é conhecido, será totalmente revitalizado, com reparo e recuperação das fissuras, instalação de meios-fios e sarjetas, desobstrução de drenos, instalação de novas juntas no pavimento, sinalização horizontal e vertical, além de pintura da estrutura.
Contratos de conservação
O Estado assinou cinco contratos para conservação de 1.326,42 quilômetros de rodovias estaduais do Sudoeste, entre elas a PRC-280, com investimento de R$ 175 milhões. Entre os corredores estão as ligações entre Palmas e Renascença; Realeza e Francisco Beltrão; Palmas e Foz do Jordão; Ampere e Santo Antônio do Sudoeste; Realeza e Enéas Marques; Dois Vizinhos e Francisco Beltrão; Dois Vizinhos e Pato Branco; e Palmas e Coronel Domingos Soares. Mais de 840 mil habitantes de 51 municípios serão beneficiados diretamente com os serviços do DER/PR, além do tráfego de longa distância.
Novo Contorno de Francisco Beltrão
As obras do novo Contorno Noroeste de Francisco Beltrão atingiram 75,31% de conclusão. O destaque foi o avanço dos serviços de pavimentação, que já alcançaram quase 80%. Também avançaram os trabalhos de obras de arte correntes e drenagens, tantos as profundas quanto as superficiais. Na sequência, serão finalizados os serviços de pavimentação de vias marginais e ramos, implantação de dispositivos de segurança viária, sinalização horizontal e vertical. O trecho conta com cinco viadutos e uma ponte, todos com obras já concluídas. O contorno está localizado em um importante polo industrial, formado por indústrias agropecuaristas. Com 5,2 quilômetros de extensão, o novo eixo (PR-475) irá conectar a PR-180 e a PR-483 solucionando o problema de tráfego de veículos pesados que impacta as vias urbanas do município.
Recuperação emergencial da PR-182, em Salgado Filho
O DER/PR está executando a obra de recuperação de um trecho da PR-182, no km 588, em Salgado Filho, destruído completamente após um deslizamento de terra causado pelas fortes chuvas no fim do ano passado. As obras começaram em novembro, com os primeiros dois meses dedicados principalmente ao projeto executivo, mobilização, canteiro de obras e coleta de informações através de sondagens geotécnicas. O andamento está em quase 20% concluído. A obra foi contratada de forma emergencial, com investimento de R$ 9,1 milhões. O prazo para o término é de mais sete meses, com a necessidade de interdição total da pista até a conclusão dos reparos.
Reforço na sinalização
Estão em execução os serviços de reforço de segurança viária nas rodovias estaduais do Sudoeste. Já foram investidos quase R$ 500 mil em sinalização, pintura de faixas, instalação de tachas refletivas e defensas metálicas. A previsão é de atendimento de 1.185,41 km da região, com prioridades para os trechos mais necessitados inicialmente. Os trabalhos integram o Proseg Paraná, um dos maiores programas de segurança viária do Brasil.