Quatro concorrentes, entre empresas e consórcios, disputam o projeto de duplicação e melhorias na rodovia PR-445, entre o distrito de Irerê (Londrina) e o município de Mauá da Serra, no Norte do Paraná. Os envelopes com as propostas técnicas foram abertos nesta semana pela Comissão de Licitação do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
As empresas e consórcios interessados são: Engefoto Engenharia e Aerolevantamentos S.A.; Consórcio Prodec-Unidec; Consórcio Viaponte-Concresoslo e Consórcio Cobra S.A.-Cobra LTA – Engevix.
O projeto de duplicação faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, executado com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O acordo entre BID e Governo do Estado foi firmado em dezembro de 2017 e prevê cerca de R$ 900 milhões a serem aplicados até 2022 em obras e projetos de infraestrutura no Paraná.
EDITAL - Conforme edital publicado no Diário Oficial no dia 29 de outubro, o preço referencial do projeto executivo orçado pelo DER/PR é de R$ R$ 5.671.533,29. A concorrência acontece na modalidade de Seleção Baseada na Qualidade e no Custo (SBQC), em que empresas pré-selecionadas (escolhidas na Lista Curta, definida após chamamento público) são convidadas a apresentar propostas técnicas e de preço.
Para o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a PR-445 merece atenção especial do governo e, por isso, o projeto de melhorias na via foi incluído no Programa Estratégico.
“Há anos a população de Londrina e região sofre com a falta de segurança nessa rodovia. A duplicação e as demais melhorias no trecho significam mais segurança e agilidade nos deslocamentos por essa rota, umas das principais para quem chega ou sai de Londrina em direção a distritos e municípios vizinhos”, afirmou.
“Já temos um primeiro trecho da PR-445 com obras financiadas pelo próprio Governo do Paraná em andamento. Com a licitação do projeto de duplicação até Mauá da Serra a partir dos recursos do BID, a rodovia ficará totalmente remodelada”, explicou o diretor-geral do DER-PR, Fernando Furiatti.
OBRA - O projeto é dividido em dois subtrechos. O primeiro, com extensão de 26,8 km, começa na intersecção da PR-445 com a rodovia BR-376, no acesso a Mauá da Serra, e vai até o cruzamento da via estadual com o acesso ao distrito de Leroville.
O entroncamento com a BR-376 deverá ser remodelado com a incorporação de faixas de aceleração e desaceleração para comportar a duplicação. Também nesse primeiro subtrecho, os acessos ao município de Tamarana e ao distrito de Leroville deverão ser interligados por meio de marginais e contemplados com intersecções em desnível.
Já o segundo subtrecho inicia no acesso a Leroville e segue pelos 22,9 km subsequentes, até o km 50 da PR-445, onde já existem obras em andamento de duplicação. É nesse segundo subtrecho que se localizam dois entroncamentos com a PR-532 onde deverão ser estudadas soluções para implantação de intersecções em desnível: o primeiro, localizado na altura do km 40,75 é o trevo que dá acesso ao distrito de Guaravera e o segundo trata-se do trevo de acesso ao distrito de Taquaruna.
Em ambos os subtrechos existem pontes que cruzam rios da região. Elas deverão ser alargadas para comportar a faixa adicional da duplicação e, no caso de pontes com histórico de alagamento, o estudo hidrológico do projeto deverá apontar a solução.
EM ANDAMENTO - As melhorias no primeiro trecho da PR-445, os 15,3 km que separam Londrina do distrito de Irerê, já estão sendo executadas com recursos do Estado, como parte da contrapartida ao acordo feito com o BID. A obra teve início em junho de 2018 e foi orçada em R$ 104.508.813,72. Atualmente, o andamento físico das obras está em 60% e a previsão de término é para outubro de 2020.
PRAZOS - Depois da análise das propostas técnicas o DER/PR vai encaminhar os relatórios de avaliação para o BID. Após a aprovação das Notas Técnicas pelo banco, será informado às licitantes. As quatro empresas serão convocadas para a sessão de aberturas das Propostas de Preços.
Apenas após análise do resultado final da avaliação combinada técnica e preço e os trâmites de negociação do contrato, o DER/PR anunciará a empresa vencedora no Diário Oficial do Estado e no portal Compras Paraná www.comprasparana.pr.gov.br.