A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR) assinaram, nesta sexta-feira (15), um protocolo de intenções para impulsionar a educação empreendedora na rede estadual de ensino. A assinatura do termo foi realizada durante o evento Paraná Mais Cidades, em Foz do Iguaçu.
A parceria tem como objetivo estimular o desenvolvimento da cultura empreendedora entre os estudantes, incentivando a formação de jovens proativos e inovadores por meio da familiarização com o mundo dos negócios. A proposta é promover atividades e projetos voltados à educação para o empreendedorismo, preparando os alunos para os desafios do mercado de trabalho e incentivando soluções criativas para a sociedade.
“A iniciativa evidencia o compromisso do Governo do Estado com a formação integral dos nossos estudantes, proporcionando-lhes ferramentas para que se tornem protagonistas do seu futuro e agentes transformadores da economia local”, destacou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
IMPACTO - Com previsão de alcançar direta e indiretamente mais de 200 mil estudantes, a ação será implementada por meio de atividades no contraturno escolar, viabilizadas por meio do “Programa de Atividades de Ampliação de Jornada Periódicas - Atividade Empreendedorismo”, distribuído em 192 turmas em escolas pertencentes aos 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná.
Entre os alunos que participarão do projeto, 3 mil estão matriculados no Ensino Fundamental, Anos Finais e integrarão o projeto ‘Jovens Empreendedores Primeiros Passos’. Além destes, mais 3 mil estudantes incluídos na iniciativa fazem parte do Ensino Médio e participarão da ação por meio da ‘Disciplina Curta Metragem Missão Empreender - Programa IdeiAção e Oficinas de Empreendedorismo para Ensino Médio’.
O projeto prevê, ainda, alcançar indiretamente cerca de 27 mil estudantes do 8º e 9º anos, matriculados em instituições que ofertam Educação em Tempo Integral, que integrarão o projeto a partir da Unidade Curricular Empreendedorismo com a solução “Quadrinhos Empreendedores do Futuro”. Outros 218 mil estudantes das turmas do 8º e 9º anos do Ensino Regular também participarão do programa com essa mesma solução.
“A expectativa é que estudantes da rede estadual tenham acesso a capacitações e metodologias inovadoras, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas de maneira estratégica”, finaliza Roni Miranda.
“Vamos levar para a educação formal ainda mais a ideia do comportamento empreendedor, para que os alunos se vejam como protagonistas, que tenham iniciativa e entendam a importância de sonhar e correr atrás de seus objetivos. Também vamos a ampliar os atendimentos para o Ensino Médio, que são aqueles alunos mais próximos de ingressar no meio profissional e empreendedor”, destacou Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR.
PARANÁ MAIS CIDADES – O Governo do Paraná promove até esta sexta o Paraná Mais Cidades, evento que visa modernizar a gestão pública e fortalecer a parceria entre os municípios e o Estado. Ele acontece em Foz do Iguaçu e reúne prefeitos e representantes dos 399 municípios.
O propósito do evento é apresentar as ações do Estado e impulsionar novas parcerias, principalmente diante da renovação das administrações municipais.