A Sanepar vai instalar 380 placas e totens para sinalizar as cinco bacias hidrográficas que formam os Parques Lineares de Londrina. São elas: Cafezal, Cambé, Jacutinga, Limoeiro e Lindóia. Mais de 60% do projeto já está concluído e o prazo final de instalação é setembro. Os totens vão identificar as nascentes e as placas trazem o nome da rua ou avenida e a bacia hidrográfica local.
O objetivo é que essas identificações contribuam para ampliar a conscientização das pessoas em relação aos cuidados com o meio ambiente. “A educação ambiental e o aumento do nível de consciência daquele que vive ou transita na cidade trazem ganhos de preservação ambiental e inserção do cidadão londrinense no processo de cuidar dos fundos de vales e das diversas nascentes que cortam a cidade”, afirma o gerente-geral da Sanepar na Região Nordeste, Antônio Gil Gameiro.
- Programação da Sanepar deve reunir cerca de mil pessoas na Semana do Meio Ambiente
-
Sanepar adota tuc-tuc elétrico para fazer substituição de hidrômetros
O projeto, com o modelo, logomarca e cores das sinalizações, foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul). Já as diretrizes de instalação nas bacias hidrográficas foram indicadas pelo Sistema de Informação Geográfica de Londrina (SIGLON), da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia.
O presidente do Ippul, Gilmar Domingues Pereira, aponta que o Instituto tem como missão promover a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável do município. “Nesse sentido, projetos que auxiliam e promovem a educação ambiental e uma urbanização consciente e sustentável, como este da sinalização, são eixos importantes desse trabalho”, disse.