Educação ambiental: IAT prepara a estreia do Castrapet no Verão Maior Paraná

Atividades de educação ambiental vão ocorrer em Paranaguá, Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos ao longo dos meses de janeiro e fevereiro. Programação inclui orientação à população e distribuição de cartilhas educativas sobre temas como tutela responsável de bichos de estimação, zoonoses e defesa animal.
Publicação
14/12/2023 - 17:20

Confira o áudio desta notícia

O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos – o CastraPet Paraná vai descer a Serra do Mar pela primeira vez e integrar a programação do Verão Maior Paraná, organizado pelo Governo do Estado. Ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, a equipe técnica do projeto passará por quatro municípios do Litoral promovendo ações de educação ambiental destinadas a crianças de 7 a 13 anos. O tema é a importância do cuidado adequado com os bichos de estimação. Não haverá mutirões de esterilização animal, que serão retomados no primeiro semestre de 2024.

Entre as atividades previstas estão a instalação de um estande itinerante para que os profissionais do Instituto Água e Terra (IAT) possam orientar os visitantes; distribuição de cartilhas educativas sobre temas como tutela responsável, zoonoses e defesa animal; banners com informações de como cuidar dos bichos; e espaço para fotos. Haverá, ainda, a elaboração de um questionário com as crianças para entender melhor o relacionamento do público infantil com os pets.

“A educação ambiental com o foco na defesa dos animais é uma ferramenta poderosa no desenvolvimento infantil. Ao mergulhar nesse tema, as crianças se tornam aliadas da natureza, aprendendo a importância de cada criatura para o equilíbrio do nosso ecossistema”, afirma a coordenadora técnica e fiscal do CastraPet, a médica veterinária Girlene Jacob. A comitiva do Castrapet Paraná passará pela Ilha do Mel (Paranaguá), Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos.

O diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, também ressalta a importância do programa como ferramenta de educação para a proteção da biodiversidade local.

“Ao aprender sobre como os animais de estimação interagem com o meio ambiente, as crianças também entendem a importância de práticas como a posse responsável, a prevenção de fugas e como a castração pode evitar a superpopulação e impacto negativo nos ecossistemas. São práticas que protegem tanto o bem-estar dos animais domésticos quanto a rica vida selvagem do Paraná, garantindo uma boa convivência entre todas as espécies”, destaca.

ATENDIMENTO – Além de promover ações de educação ambiental, o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos já levou atendimento veterinário a quase 70% dos municípios do Estado em três fases distintas. Nesse período, foram castrados 75 mil animais de 275 cidades paranaenses, demonstrando o impacto positivo e abrangente do projeto.

Como forma de promover a saúde pública, o IAT oferece de forma permanente palestras sobre zoonoses e orientações sobre a vacinação e desvermifugação de animais. A colaboração se estende a uma rede que une diversas ONGs e milhares de protetores independentes, todos compartilhando o objetivo comum de elevar a conscientização da sociedade em relação aos animais.

Uma nova fase do CastraPet está prevista para o primeiro trimestre de 2024. Essa etapa vai contemplar 165 cidades de todas as regiões do Paraná, representando aproximadamente 42% do território estadual. O investimento é de R$ 8,9 milhões.

Confira a programação do CastraPet Paraná durante o Verão Maior Paraná:

Ilha do Mel – Vila Brasília, das 9h às 18h

9 de janeiro

10 de janeiro

11 de janeiro

Pontal do Paraná, das 9h às 18h

13 de janeiro

14 de janeiro

Ilha do Mel – Vila de Encantadas, das 9h às 18h

16 de janeiro

17 de janeiro

18 de janeiro

Guaratuba, das 9h às 18h

19 de janeiro

20 de janeiro

21 de janeiro

Caiobá, das 9h às 18h

26 de janeiro

27 de janeiro

28 de janeiro

Matinhos, das 9h às 18h

1º de fevereiro

2 de fevereiro

GALERIA DE IMAGENS