Mais um passo para a construção do novo Hospital Municipal Maria Chemin Lazarotto, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi dado nesta segunda-feira (02) com o lançamento do edital de licitação da obra. O Governo do Estado confirmou R$ 20 milhões para viabilizar a unidade. O investimento total é de R$ 67,2 milhões, sendo o restante do município.
O hospital atende uma das prioridades do Governo do Estado, que é a regionalização da saúde, levando o atendimento especializado e de qualidade para mais perto dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A nova unidade, que será referência para uma população de quase 250 mil pessoas do município, também vai desafogar o atendimento médico-hospitalar da RMC. Terá capacidade para receber cerca de 10 mil pessoas por mês, entre consultas e internações, além da realizar 15 mil exames mensais.
“Será a materialização de um grande hospital, de 136 leitos, para atender o município de Colombo e a região como um todo. É uma obra que vinha sendo discutida há muito tempo e que agora avança ainda mais”, disse o secretário estadual da Saúde, César Neves. “Participamos desde o início do direcionamento de assistência à saúde, com o objetivo de atender bem e com qualidade a nossa população”.
O prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, ressaltou o apoio do Estado durante todo o processo de construção do hospital. “Agradeço a parceria do governo por meio da Secretaria da Saúde, por todo apoio e parceria, por batalharem incansavelmente e estarem sempre à disposição nessa empreitada”, disse.
OBRA – A obra será executada em uma área de 13 mil metros quadrados no Jardim Monza, na Rua Princesa Izabel, 939. Serão cinco pavimentos, além de área técnica, e mais dois pavimentos já projetados para ampliação futura. Nesta primeira fase, a unidade contará com 126 leitos de internação efetivo, sendo 95 leitos adulto, 21 pediátricos e dez de UTI adultos, além de outros sete leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e de Recuperação Pós-Exames.
Serão nove consultórios com atendimento em diversas especialidades, como clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ortopedia, vascular, urologia, anestesiologia e nutrição ambulatorial, que atenderão 7.204 consultas mensais. Haverá, ainda, quatro salas cirúrgicas para várias especialidades, com previsão de 400 cirurgias/mês. A infraestrutura de enfermarias e quartos poderá internar até 869 pacientes adultos por mês e mais 192 pacientes pediátricos. Já a UTI poderá receber até 75 pacientes mensalmente.
PRESENÇAS – Participaram da solenidade de lançamento do edital o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano; o vice-prefeito e secretário da Educação de Colombo, professor Alcione Luiz Giaretton; a secretária de Saúde Colombo, Marilda Zanonni; o deputado federal Felipe Francischini; e a vereadora Dolíria Strapasson, presidente da Câmara Municipal.