O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou o resultado final da licitação para realizar serviços de conservação em trecho não pavimentado de 27,04 quilômetros da PR-459 entre Clevelândia e Mangueirinha, na região Sudoeste.
Após a fase de recursos administrativos, foi declarada vencedora a empresa Cege Engenharia Ltda., com proposta de preços de R$ 8,14 milhões, a mais vantajosa para a administração pública, e por ter sua documentação aprovada por pregoeira da Superintendência Regional Oeste do DER/PR.
O processo atualmente passa por trâmites internos e o próximo passo é a publicação da homologação deste resultado, seguido pela assinatura de contrato e ordem de serviço para início das atividades.
Estão previstos principalmente os serviços de escarificação, conformação, compactação e regularização do subleito da pista, e também melhorias no sistema de drenagem de águas, como a abertura de valas laterais, caixas de retenção e saídas d’águas, e a limpeza e desobstrução de bueiros simples de concreto, conforme a necessidade. As melhorias serão realizadas periodicamente, ao longo de dois anos.
A rodovia é utilizada para escoamento de produção agrícola e agropecuária de moradores de áreas lindeiras, bem como para o seu deslocamento até Clevelândia, município mais próximo, além de fazer ligação com o trecho pavimentado da PR-459, que segue até Mangueirinha, e entroncamento com a PR-449, que vai até Palmas.