O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou em Diário Oficial e no portal Compras Paraná o resultado da análise dos documentos e classificação final do edital para concluir as vias marginais da PRC-466 em Pitanga, no Centro do Estado. Com a finalização, o acesso às indústrias locais será facilitado, garantindo mais segurança para os habitantes e condutores de longa distância.
Foi declarado vencedor o Consórcio Construtor PR 466, formado pelas empresas Compasa do Brasil Distribuidora de Derivados de Petróleo Ltda. e Gaissler Moreira Engenharia Civil Ltda., com a proposta de R$ 18.767.198,18. Atualmente está em andamento o período para interposição de recurso quanto a este resultado, até esta sexta-feira (18).
Após julgamento de recursos e publicação de um resultado final, a licitação segue para homologação do resultado, e daí assinatura de contrato e emissão de Ordem de Serviço, estabelecendo a data para início dos trabalhos.
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OBRA – O edital prevê a conclusão da terraplenagem das marginais, conclusão da pavimentação e recuperação do pavimento danificado, desobstrução dos dispositivos de drenagem existentes e correção dos materiais desgastados, bem como a execução de mais soluções de drenagem para lidar com águas subterrâneas e águas da chuva. Serão recuperados ainda os taludes atingidos por erosão, por não terem recebido cobertura vegetal.
Também serão executadas a sinalização horizontal, que incluem a pintura de faixas, linhas de canalização e faixa de travessia de pedestres, a sinalização vertical, com a instalação de placas de regulamentação, indicativas e de advertência, novas calçadas com piso podotátil, rampas de acessibilidade, ciclovia, iluminação e abrigos de ponto de ônibus. O prazo de execução é de 360 dias, após contratação e emissão da ordem de serviço.
O trecho tem 4,22 quilômetros de extensão, com vias marginais em ambos os lados da rodovia. As marginais começam na rotatória da Avenida Universitária e seguem no sentido Turvo. Com a conclusão das obras, o acesso às indústrias locais será facilitado, garantindo mais segurança para os habitantes e condutores de longa distância.
A obra foi contratada inicialmente em 2018 e foi paralisada no final de 2021. Devido ao volume de serviços a serem concluídos, assim como recuperação do que já havia sido executado e necessidade de novos serviços, foi decidido licitar a conclusão da obra, sem viabilidade de aproveitar a licitação antiga.