O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), publicou na segunda-feira (17) o resultado de análise e classificação final do edital da duplicação da PR-317 em Toledo, região Oeste, em uma extensão de 3,29 quilômetros.
O Consórcio Planova – Construves, formado pelas empresas Planova Infraestrutura Ltda. e Construbes Engenharia de Construções Ltda., foi declarado vencedor com a proposta de preço de R$ 43.446.764,29 e por ter todos os seus documentos de habilitação aprovados por comissão de julgamento do DER/PR.
A publicação dá início a prazo para interposição de recursos quanto ao resultado, até o dia 24 de julho, com igual prazo para contrarrazões da empresa alvo de recurso, com todos os argumentos sendo avaliados para tomada de decisão.
A licitação acontece na modalidade Concorrência Pública, em que um vencedor é definido pela proposta de preços mais vantajosa para a administração pública, e habilitação dos documentos exigidos em edital. Após a fase de recursos, a licitação segue para homologação do resultado, iniciando os trâmites para contratação.
ALARGAMENTO – A obra vai do entroncamento com a BR-163 até o trevo com a Rua 1º de Maio, prevendo alargamento da pista existente para os dois lados e implantação de vias marginais em ambos sentidos. As faixas da via duplicada terão 3,60 metros de largura, com faixa de segurança interna de 1 metro junto à barreira de concreto New Jersey, separando os sentidos, e acostamento externo de 2,5 metros.
Também serão implantadas marginais de pista única com 5 metros de largura, faixa de segurança no sentido do tráfego de 1 metro, e passeios para pedestres de 1,50 metro em ambos lados externos. A marginal direita também receberá ciclovia bidirecional de 2,50 metros de largura. O pavimento existente passará por fresagem e recomposição da capa asfáltica ou receberá nova pavimentação.
Para a drenagem de água das chuvas estão previstas sarjetas de concreto, valetas de proteção de aterro e corte, meios-fios com sarjeta ao longo dos passeios, além de bocas de lobo conectadas a uma rede coletora. O trecho conta atualmente com um bueiro simples tubular de concreto, que será substituído e passará a receber as águas da nova rede.
Também está prevista nova sinalização horizontal e vertical em todo o trecho, de acordo com as novas pistas duplicadas e vias marginais, e serviços complementares, como plantio de grama, remoção de interferências, implantação de rampas de travessia para pedestres, entre outros. O prazo de execução da obra, após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, será de 360 dias.
CENSE – A obra prevê ainda a pavimentação do acesso ao Centro de Socioeducação (Cense) de Toledo, próximo ao entroncamento com a BR-163, em uma extensão de 150 metros. Será uma pista simples com duas faixas de rolamento, além dos serviços de implantação de dispositivos de drenagem, sinalização e paisagismo.