Quase mil alunos de 21 escolas públicas do município de São Mateus do Sul visitam nesta última semana de maio o EcoExpresso, ônibus da Sanepar que mostra o caminho da água do rio ao rio. O EcoExpresso está na Praça do Chimarródromo, no centro da cidade, e é também aberto à comunidade em geral.
O ônibus é equipado com uma grande maquete, que mostra todo o trajeto percorrido pela água – desde a captação no manancial, passando pelo tratamento e pela distribuição através das redes, pela coleta e tratamento do esgoto, até voltar ao rio em forma de efluente tratado.
CONSERVAÇÃO - A maquete impressiona pelos detalhes. Além de mostrar como funciona todo esse processo dentro da Sanepar, o EcoExpresso ajuda a disseminar práticas de conservação da água e a explicar como é cada fase do tratamento da água e do esgoto.
O ônibus tem também painéis que possibilitam visualizar a água desde a nascente, a formação dos rios e barragens, passando por uma estação de tratamento de água, reservatórios, indo até as redes de distribuição de água para as residências. Dali, a água sai em forma de esgoto doméstico, passa pelas redes de coleta, chega até a estação de tratamento e, então, é devolvida à natureza como efluente corretamente tratado.
“O visitante pode conhecer todo o ciclo da água, entender a diferença entre a rede coletora de esgoto e a galeria pluvial, a diferença entre a bacia hidrográfica usada para a captação da água a ser tratada e consumida e a bacia que recebe o efluente das estações de tratamento de esgoto”, explica a gestora socioambiental da Sanepar Luciana Garcia.
VISITAÇÃO – O EcoExpresso ficará na Praça do Chimarródromo, na Rua Ozy Mendonça de Lima, número 255, até esta sexta-feira (31). O horário de atendimento é das 8h30 às 17h. A parceria para os atendimentos foi feita entre a Gerência Regional da Sanepar em União da Vitória e a prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Na segunda e na terça-feira, fizeram a visita alunos de dez escolas. Nesta quarta (29) estão sendo atendidas mais quatro escolas. Nesta quinta (30), é a vez de cerca de 200 alunos conhecerem o Ecoexpresso, vindos das escolas João Staniszewski, Professora Júlia Skalski, Castro Alves, Sérgio Graciano Meira, Professor José Plácido, Anastácia K. de Paula, Professora Olalina de Almeida Faria, Prefeito Durval Wolff do Amaral. Na sexta-feira (31), a Escola Professora Zuleide Portes levará 150 de seus estudantes para visitar o EcoExpresso.