Meio bilhão de reais: duplicação em concreto entre Turvo e Pitanga tem resultado final

Obra terá investimento de R$ 514,2 milhões e deve ser executada pelas mesmas empresas que fizeram a restauração em concreto da PRC-280 no Sudoeste.
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06/02/2025 - 11:20

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta quinta-feira (06) o resultado final da licitação para duplicar e restaurar em concreto a PRC-466 entre Pitanga e Turvo, no Centro do Estado.

As demais participantes da disputa não contestaram o resultado anterior, ficando confirmado como vencedor o consórcio formado pelas empresas Construtora Sanches Tripoloni Ltda. e Consol Engenheiros Consultores Ltda., com a proposta de preço negociada de R$ 514.230.020,00.

Estas mesmas empresas, também em consórcio, já executaram duas restaurações em concreto na região Sudoeste, com uma terceira obra do mesmo tipo em andamento atualmente, todas na PRC-280.

A próxima etapa do processo é a homologação deste resultado pelo DER/PR, também publicada em Diário Oficial e no portal Compras Paraná, seguida por trâmites internos para formalização do contrato.

O prazo da obra é de 750 dias corridos, após emissão de Ordem de Serviço. Nos primeiros 90 dias o consórcio deve elaborar o projeto executivo, mas a partir do segundo mês já serão iniciados os primeiros serviços de terraplenagem e de implantação do sistema de drenagem de águas.

PAVIMENTO O edital contempla um trecho de 45,5 quilômetros entre os dois municípios, onde será executada uma nova pista em pavimento rígido de concreto e restaurada a pista existente da PRC-466 utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente é aproveitado como base para o pavimento de concreto.

As pistas terão placas de concreto de cimento Portland de 22 centímetros de espessura, o que vai garantir uma vida útil projetada de 30 anos. Os sentidos de tráfego serão separados por um canteiro central em quase toda a extensão, exceto no perímetro urbano de Pitanga, onde será implantada uma barreira central de concreto New Jersey, além de barreiras laterais, devido à proximidade das vias marginais no município.

Estão previstos três viadutos do tipo Diamante, em que os usuários podem entrar e sair da rodovia pela faixa da direita em ambos os lados. Os dois primeiros viadutos ficam no perímetro urbano de Pitanga, no entroncamento com a PR-239 e no entroncamento com a Avenida Universitária. O terceiro viaduto é no entroncamento com a PR-456, acesso para Santa Maria do Oeste.

Também serão construídas duas novas pontes paralelas às já existentes. Uma delas estará sobre o Rio Carazinho, entre o entroncamento com a PR-456 e a PR-820, que é acesso para Boa Ventura de São Roque. E a segunda ponte vai ficar sobre o Rio Bonito, entre o entroncamento com a PR-820 e o município de Turvo. Está prevista ainda uma passarela para pedestres no trecho entre os dois viadutos de Pitanga.

O projeto contempla nove retornos em nível, um novo sistema de drenagem de águas, sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária, calçadas, abrigos para parada de ônibus, iluminação nos viadutos e retornos, entre outras melhorias.

Este edital utiliza a modalidade Concorrência com Regime de Contratação Semi-Integrada, em que a empresa contratada fica responsável por elaborar um projeto executivo a partir de um projeto básico já pronto, e por executar a obra em si.

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