Em uma final emocionante, que agitou a Arena Verão Maior Portos do Paraná, em Matinhos, no Litoral, a dupla formada pelo italiano Federico Galeazzi e o brasileiro Daniel Schmitt conquistou, neste domingo (9), o título do BT400 de Matinhos, primeira etapa do Circuito Mundial da ITF (International Tennis Federation) de Beach Tennis.
Os dois atletas, que nunca tinham disputado um torneio juntos, conquistaram o título em uma vitória de virada contra o italiano Michele Cappeletti e o brasileiro Andre Baran, que ocupam a terceira colocação no ranking mundial.
O primeiro set foi vencido por 6 a 4 por Baran e Cappeletti. Depois, Schmitt e Galeazzi ganharam o segundo por 6 a 4 também. No tie break, a dupla vencedora abriu uma boa vantagem logo no início da disputa e fechou o set decisivo por 10 a 5.
“Nós já estávamos felizes de chegar na final. Mas a gente jogou com muita raça e com calma, o jogo todo conversando para se manter na partida, mesmo perdendo o primeiro set. Isso fez a diferença. É muito bom começar o ano com o pé direito e vencer a primeira etapa do circuito mundial”, destacou Daniel Schmitt.
O atleta disse que o calor da torcida paranaense foi fundamental para que ele e seu parceiro pudessem virar o jogo. “A galera de Matinhos foi super especial para essa vitória. Tinha muita gente torcendo por nós, muita gente torcendo pelo Baran e pelo Cappeletti, o que fez o clima desta final ser muito emocionante, alegre e respeitoso. Sei que veio gente de outros estados para acompanhar o torneio, o que me honra muito”, afirmou o jogador campeão.
ESTRUTURA – O evento, que integra a programação do Verão Maior Paraná, organizado pelo Governo do Estado, foi promovido pela Federação Internacional de Tênis (ITF) e a Federação Paranaense de Tênis (FPT). Reunindo 128 atletas profissionais de diferentes nacionalidades, divididos em 32 duplas masculinas e 32 femininas, o torneio distribuiu 400 pontos no ranking da ITF e uma premiação de US$ 35 mil.
O campeão Federico Galleazi, nascido no litoral italiano, local onde o beach tennis foi criado, elogiou a organização do evento e a estrutura oferecida pelo Governo do Paraná. “Jogar na praia é sempre muito legal e aqui tivemos uma ótima estrutura, com uma boa quadra central. Estava tudo sensacional”, disse.
A estrutura da Arena Verão Maior Portos do Paraná chegou a contar com 20 quadras simultâneas, com jogos de várias categorias diferentes. Na final feminina, disputada no sábado (8), as italianas Giullia Gasparri e Ninny Valentini, terceiras colocadas no ranking mundial, confirmaram o favoritismo ao superarem as brasileiras Sophia Chow e Vitoria Marchezini, quinta dupla do ranking ITF.
A realização do BT400 em Matinhos representa um marco importante para o beach tennis paranaense. Esta é a terceira vez que a cidade recebe um evento do circuito ITF, após as bem-sucedidas edições do BT200 em 2022 e 2024. Com a elevação do nível do torneio para BT400, o município consolida sua posição como um dos principais polos da modalidade no cenário mundial.
“É mais uma mostra do quanto o Verão Maior Paraná tem uma programação completa, desde esportes de participação, para toda a família se divertir, como competições de alto rendimento, em que atletas do mais alto nível se apresentam nas areias do Paraná para o público local”, disse o diretor de Inovação e Desenvolvimento Esportivo do Paraná Esporte, da secretaria estadual de Esportes, Tiago Campos.
VERÃO MAIOR PARANÁ – A programação completa do Verão Maior Paraná está disponível no site exclusivo do Governo do Estado, o pr.gov.br/verao. Ao todo, serão 33 shows nacionais gratuitos nas praias do Litoral paranaense e na região Noroeste, além de uma grande agenda esportiva e de lazer.