Diretora de escola, freira participa de intercâmbio no Chile e planeja replicar bons exemplos

Irmã foi um dos cem diretores selecionados pelo programa Ganhando o Mundo Diretor, do Governo do Estado, para um período intercâmbio na Universidad Diego Portales, em Santiago, no Chile. Nascida em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, irmã Ana tem 52 anos é professora da rede estadual desde 2012.
03/09/2024 - 08:50

Mesmo com décadas de experiência em sala de aula e em trabalhos junto à Congregação da Sagrada Família de Maria, a irmã Ana Cristina Jitikoski ainda sentiu um frio na barriga ao iniciar as capacitações do programa Ganhando o Mundo Diretor. A freira foi um dos cem diretores selecionados pelo programa do Governo do Estado para um período intercâmbio na Universidad Diego Portales, em Santiago, no Chile.

“Minha apostila está cheia de anotações. Está sendo muito empolgante. Tudo que eu vejo por aqui, eu já imagino como pode ser aplicado lá na minha escola. Fico planejando como vou passar isso para os pedagogos, professores e núcleo", contou a irmã, que é diretora do Colégio Sagrada Família, de Siqueira Campos, no Norte Pioneiro do Paraná.

As atividades seguem até sexta-feira (6), quando os diretores completam duas semanas de capacitação. No currículo do curso estão visitas a escolas, troca de experiências entre os profissionais e aulas sobre gestão, liderança e avaliação docente.

Além disso, os gestores das escolas também fazem uma imersão cultural no Chile, país que tem a melhor avaliação Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) na América Latina.

“É uma experiência única. É muito ver de perto como é a educação do Chile, como funcionam as escolas e como eles focam na aprendizagem. São oportunidades que fazem a gente e a educação do Paraná crescer”, disse a diretora.

EXPERIÊNCIA PRÁTICA – Para a irmã Ana, a capacitação terá aplicações práticas que vão ajudá-la profissionalmente, principalmente no processo de adaptação que a freira está passando na gestão da escola em que trabalha.

Depois de quase uma década atuando em uma escola de ensino fundamental de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, a diretora foi transferida no começo do ano para o colégio de Siqueira Campos, que é maior, com mais de 500 alunos, e tem turmas de Ensino Médio e Ensino Técnico, uma novidade para ela.

“É um período em que eu estou tendo que me adaptar a novas situações e encarar a novos desafios. É uma escola com uma dinâmica diferente. Uma capacitação como esta, neste momento da minha vida profissional, vai ajudar muito”, disse.

A irmã também destaca que os conteúdos aprendidos nas disciplinas de Liderança Pedagógica, Avaliação de Docentes e Trabalhos Colaborativos serão muito úteis para o trabalho pedagógico diário. "O que estamos notando aqui é que o foco principal do ensino aqui no Chile está na aprendizagem do aluno. Não basta o estudante apenas saber o conteúdo, mas ele tem que conseguir aplicar aquilo na prática”, disse.

INTERCÂMBIO – A experiência pessoal de fazer uma formação fora do País e conhecer uma nova cultura também atraíram a diretora na hora de se inscrever para o intercâmbio promovido pela Secretaria de Educação (Seed).

Ainda que já tenha participado de vários congressos de educação no Brasil, a freira nunca tinha viajado para o Exterior. “É a minha primeira viagem para fora, então claro que a expectativa de conhecer uma nova cultura, uma língua diferente e até ver neve também me chamaram a atenção”, contou.

A ideia de se candidatar ao Ganhando o Mundo surgiu durante o programa de formação continuada “Diretor Formador”, também oferecido pela Secretaria de Educação. Um diretor que ministrava um dos cursos sugeriu aos participantes que tentassem o intercâmbio e ela resolveu se inscrever no último dia possível.

Levando em conta os critérios do programa, como nota do Ideb da escola e frequência escolar, entre outros, a diretora foi uma das escolhidas entre os diretores cursistas inscritos. “Quando saiu a lista, eu fiquei muito feliz. Foram semanas de muita expectativa até que o curso começasse”, disse.

Além dos módulos presenciais no Chile, o curso também tem etapas remotas voltadas para a capacitação em liderança pedagógica.

VOCAÇÃO – Nascida em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, irmã Ana tem 52 anos é professora da rede estadual desde 2012. Antes disso, já tinha trabalhado em escolas particulares.

Nos anos dedicados à docência e à congregação, ela atuou em colégios de Ponta Grossa, Campo Magro e São José dos Pinhais. Ainda passou por Santo Antônio da Platina e Jacarezinho durante o período de noviciado.

Ela conta que o interesse pela educação surgiu logo cedo, naquilo que ela define como uma vocação. “Eu me formei na escola pública e me interessei pelo magistério ainda quando era uma aluna em Campo Largo. Foi no mesmo período em que decidi me entregar à vida religiosa. E desde então faz parte da minha vida servir ao próximo por meio da educação”, disse.