Diretor da Aneel destaca atuação da Copel

Em reunião com o governador em exercício Darci Piana, executivo da Agência Nacional de Energia Elétrica enfatiza iniciativas pioneiras da companhia que podem se espalhar pelo País.
Publicação
19/11/2019 - 16:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador em exercício Darci Piana recebeu nesta terça-feira (19), no Palácio Iguaçu, executivos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que estão no Paraná para conhecer melhor os projetos da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel). Participaram do encontro o diretor-presidentre da Copel Distribuição, Maximiliano Andres Orfali, e o diretor-presidente da Copel Geração e Transmissão, Moacir Carlos Bertol.

A companhia foi destacada pelos dirigentes da Aneel, especialmente pelo pioneirismo de ações voltadas à geração e distribuição de energia elétrica. Para Piana, a iniciativa reforça a importância da Copel dentro do projeto de desenvolvimento sustentável do Estado.

“Estamos trocando ideias com a Aneel, avaliando tecnologias utilizadas para que a Copel continue sendo vanguarda, uma das empresas mais avançadas do País”, destacou Piana. “Os elogios reforçam o compromisso da empresa com os paranaenses”, completou.

O diretor da Aneel, Sandoval Feitosa, disse que alguns projetos-pilotos elaborados pela companhia foram regulados pela agência e replicados pelo País. Citou a iniciativa que permitiu ao consumidor que gera a própria energia por meio de placas fotovoltaicas obter desconto na conta de luz.

A flexibilidade é possibilitada, explicou Feitosa, pelo excedido produzido. Ou seja, quando a energia captadas pelos painéis não é totalmente usada pela unidade consumidora. O volume maior, neste caso, é convertido em créditos.

PROJETO-PILOTO – Ainda de acordo com Feitosa, outro projeto elaborado pela Copel está em fase final de regulamentação pela agência e pode entrar em vigor ainda em 2020. A proposta permite que pequenos produtores vendam até 10% da energia captada em suas propriedades para a distribuidora local. No caso do Paraná, a Copel Distribuição. “Isso colabora com o desenvolvimento de pequenas centrais elétricas. Estamos estruturando o projeto para chegar na melhor regulamentação possível”, afirmou.

PRESENÇAS – Participaram do encontro o diretor jurídico da Copel, Eduardo Barbosa; e os executivos da Aneel, André Ruelli e Daniel Vieira.

GALERIA DE IMAGENS