O Dia Internacional do Idoso será comemorado nesta terça-feira, 1º de outubro, com uma programação promovida pela Celepar e Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. As atividades são gratuitas e acontecem no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, das 13h às 17h. As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever pelo whatsapp.
Durante toda a tarde serão promovidas ações que incluem palestra sobre a prevenção do Alzheimer, com Elizabeth Piovesan, workshop sobre o uso do smartphone, intervenções artísticas e atrações como a banda Velhos Guris, do Recanto do Tarumã, além da presença do contador de histórias Carlos Dietchmann e ginástica laboral.
Haverá também homenagem com entrega de menção honrosa a idosos que prestaram relevantes serviços à sociedade paranaense.
Toda a programação será transmitida via webcast para os 23 escritórios regionais da secretaria. Pato Branco e Londrina terão um local de concentração onde os idosos poderão interagir com as atividades no MON.
O secretário Ney Leprevost destaca que atendimento e proteção à pessoa idosa são funções da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, uma das principais responsáveis pelas políticas públicas nessa área a nível estadual.
“Implantamos a campanha ‘60+, e daí?’, que tem levado para as ruas atendimentos e orientações sobre os direitos da pessoa idosa”, disse. Ele reforçou a importância do serviço Disque Idoso, que no primeiro semestre de 2019 registrou mais de 600 denúncias pelo telefone 0800 41 0001 e pelo e-mail disqueidoso@sejuf.pr.gov.br. A maioria dos casos refere-se à violência física praticada por familiares, com associação ao uso de drogas e bebidas alcoólicas.
Leprevost acrescentou que a atenção à população idosa é uma prioridade do governador Ratinho Junior, que anunciou esta semana um programa permanente de habitação e cidadania para abrigar idosos em situação de vulnerabilidade em condomínios estruturados. “É uma preocupação que o Estado tem na área social. Nós vamos tirar do papel políticas públicas para os idosos, coisa que o Brasil ainda não aprendeu a fazer”, disse.
DIA INTERNACIONAL DO IDOSO – Em 1º de outubro celebra-se o Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data foi criada para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade desse público em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria, entre outros.
Serviço
Dia do Idoso
Data: 01/10 (terça-feira)
Horário: das 13h às 17h
Incrições: whatsapp (41) 98836.9138, enviando nome, data de nascimento e cidade
Local: Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Marechal Hermes, 9990, Centro Cívico – Curitiba