Detran Paraná chega aos 82 anos
como o mais moderno do País

Autarquia administra em torno de 6 milhões de CNHs e 7,5 milhões de veículos. Todos os sistemas são informatizados. Tecnologia também está presente em procedimentos como a biometria, prova teórica, vistoria, protocolo integrado e talonário eletrônico para PMPR.
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15/12/2020 - 09:38
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O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) completa 82 anos de existência nesta terça-feira (15). Reconhecido nacionalmente como o mais moderno do Brasil, o Detran-PR administra frota formada por mais de 7,5 milhões de veículos, a terceira maior do País, e mais de 6 milhões de condutores habilitados, além de diversos convênios e parcerias que fazem parte do trânsito como um todo.

Os sistemas de veículo, habilitação e infrações são informatizados, garantindo mais agilidade, segurança, confiabilidade e dados mais precisos sobre frota e números relacionados ao trânsito no Paraná.

O atendimento presencial é todo feito por meio de agendamento.  A tecnologia também está presente em alguns procedimentos como a biometria, prova teórica, vistoria, protocolo integrado e talonário eletrônico para a Polícia Militar do Paraná (PMPR), dispensando a utilização de papel, gerando economia e protegendo o meio ambiente.

Em oito décadas, o Detran-PR coleciona muitas conquistas, sendo o primeiro estado brasileiro a ter uma sequência disponibilizada para placas veiculares. Em 20 de fevereiro de 1990, foram disponibilizadas as sequências de AAA-0001 a BEZ-9999. No entanto, após 30 anos emplacando veículos, as combinações de letras e números está se esgotando.

Por isso, o Detran-PR solicitou ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), uma nova sequência alfanumérica de placas que já foi disponibilizada para atender a demanda com o aumento da frota - esta sequência segue a faixa de placas de RHA-0001 a RHZ-9999.

TRAJETÓRIA - O registro de veículos e habilitação no Paraná passou a ser administrado pelo Estado em 1938, com a criação do Departamento do Serviço de Trânsito (DST), ligado à Polícia Civil.

Até então, o trânsito era administrado pelas prefeituras. A sede do Departamento ficava no terreno onde hoje está o Teatro Guaíra, no centro de Curitiba. Depois, o DST passou para outras instalações: na Rua Barão do Rio Branco, na Praça Carlos Gomes, na Praça Dezenove de Dezembro e na Rua José Loureiro.

Em 1966, mudou-se para o bairro Tarumã, endereço ocupado até hoje pelo agora Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), denominação dada em outubro de 1968.

A partir de 1974, o Detran passou a funcionar como órgão especial, vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública. Por fim, a Lei 7.811, de 29 de dezembro de 1983, transformou o Detran em autarquia.

Nesses 82 anos de história, o Detran-PR teve 33 diretores à frente de sua gestão, cada um com novas ideias e projetos. A atual administração é a 34ª, cada qual dando sua contribuição. Atualmente, além do reconhecimento como o mais inovador e moderno do Brasil, também possui diversas premiações por suas campanhas educativas de trânsito.

Hoje, a autarquia possui 100 unidades de Ciretran, oito postos de atendimento avançado e mais de 200 postos conveniados em diversas cidades para atender a população. Possui, ainda, cerca de 2.200 colaboradores entre estatutários, cargos em comissão, estagiários, segurança e terceirizados.

Também mantém convênio com mais de 300 estampadores de placas, 740 despachantes de trânsito, 420 clínicas, 870 centros de formação de condutores (CFC) e instituições, além de outros parceiros.   

CNH - A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sofreu diversas mudanças ao longo dos anos. Em 1998, com a implantação do sistema de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), a CNH passou a ser emitida com foto no Paraná. Hoje, é possível obter a CNH Digital com o mesmo valor jurídico da impressa, direto nos smartphones, que começou a vigorar em 21 estados e o Distrito Federal desde 1º de fevereiro de 2018.

Confira os números da frota ao longo da história:

Ano de 1938

Zero

Década de 50

Sem dados

Década de 60

154.443

Década de 70

372.773

Década de 80

825.511

Década de 90

1.043.000

Ano 2000

2.370.652 

Ano 2010

4.683.631

Ano 2020

7.617.123 (outubro 2020)

                                                                                                                                      

CNH

PARANÁ

Ano de 1938

Sem dados

Década de 50

Sem dados

Década de 60

Sem dados

Década de 70

Sem dados

Década de 80

Sem dados

Década de 90

557.947

Ano 2000

1.094.979

Ano 2010

5.313.689

Ano 2020

 6.055.434 (out 2020)

 

Box 1
Educação de Trânsito é uma das missões da autarquia

Uma das missões do Detran-PR é para com a Educação de Trânsito. Para isso, são realizadas campanhas educativas, contação de histórias para crianças de forma presencial e online, participação em eventos, palestras, cursos, capacitações, entre outros.

O maior foco é nas crianças e em inserir a educação de trânsito na grade curricular, para que esta educação possa transformar comportamentos e para que tenhamos motoristas mais conscientes no futuro.

Box 2
História tem curiosidades e fato marcante

Um fato marcante na história aconteceu em abril de 1997, quando o Detran-PR sofreu um incêndio em um de seus prédios na sede do Tarumã. Diversos arquivos e documentos foram destruídos pelo fogo, sem qualquer chance de registro histórico.

Logo depois, em 23 de setembro de 1997, foi criado o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sob a Lei nº 9.503, que entrou em vigor apenas no ano seguinte, em 22 de janeiro de 1998.

A histporia do Detran-PR tem também algumas curiosidades. No Paraná, os testes para habilitação de motoristas já foram feitos com caixa de fósforos. Os candidatos eram levados para as ruas e, na subida, o examinador pedia para que se parasse o carro. Ele, então, colocava uma caixa de fósforos atrás do pneu e o futuro motorista deveria dar a arrancada no veículo sem amassar a caixa.

Os inspetores do antigo Departamento do Serviço de Trânsito circulavam com motos Harley Davidson vermelhas por Curitiba. Eles faziam batidas em pontos estratégicos, policiamento dos desfiles e também atuavam como batedores do Palácio Iguaçu. O número de inspetores era pequeno, tanto que todos eram conhecidos pelos nomes.

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