Desfile com milhares de pessoas festeja os 202 anos da Independência do Brasil

07/09/2024 - 12:40

O sol reapareceu em Curitiba e destacou as múltiplas cores que só podem ser vistas no tradicional desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência. Os 202 anos desse marco para o Brasil teve brilho e emoção à altura da importância daquele momento em que o país se desgarrou por completo da Coroa Portuguesa.

A Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, na capital, foi palco para cerca de 6,2 mil desfilarem em uma celebração que reuniu civis, militares e entidades de diferentes esferas. O evento, que começou às 9h, reafirmou o compromisso do Estado com suas tradições e o orgulho nacional.

"O evento contou com mais de 5 mil pessoas que participaram diretamente, entre as forças federais, o Exército, a Aeronáutica, a Marinha, as polícias, as guardas municipais, as escolas, grupos de motoqueiros. É um evento bonito, de patriotismo, de civismo, que sempre vale a pena as pessoas participarem”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira

A solenidade foi aberta com a 1ª Revista da Tropa, conduzida pelo general de brigada Márcio Ricardo Grala, comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército. Logo depois, o general de divisão Ricardo José Nigri, comandante da 5ª Divisão, realizou a 2ª Revista da Tropa, marcando o início oficial do desfile.

"Esta semana foi de muita preparação, muita coordenação com o Governo do Estado do Paraná. Uma semana muito importante, onde a gente sela um compromisso com a sociedade brasileira de patriotismo, de civismo, os nossos valores, aquele legado que recebemos da nossa Independência, e o compromisso que a gente faz, para o futuro, com os brasileiros, de soberania, de defesa da nossa Pátria e defesa da nossa sociedade”, destacou Nigri.

HISTÓRIA - Um dos momentos mais emocionantes foi a passagem dos ex-integrantes do Batalhão Suez, que serviram em missões de paz da ONU, e a apresentação de veículos históricos da Segunda Guerra Mundial, como o icônico Jeep Willys e o Dodge Comand, ambos de 1945.

As bandeiras históricas e os uniformes resgataram uma parte importante da memória militar e trouxeram um ar de nostalgia para aqueles que têm ligação com esses episódios do passado.

O público também teve a oportunidade de ver de perto os blindados Guarani e Leopard, que impressionaram com sua imponência, enquanto quatro aeronaves sobrevoavam a avenida, coroando o desfile com o espetáculo aéreo.

O sargento da Força Aérea, Wesley Miranda, estava com os filhos Miguel e Maria. "Aproveitei essa oportunidade para mostrar para eles um pouco da civilidade, por isso o Miguel veio fardado, ela com a roupinha de princesa, para mostrar o que é o 7 de Setembro, a importância da Independência e a importância dos valores, e com toda essa emoção do desfile”, afirmou.

DIVERSIDADE - O desfile foi dividido em duas partes. Na primeira, colégios cívico-militares e estaduais, associações e agremiações civis encheram a avenida com cores vibrantes e passos coordenados. Escolas como o Colégio Militar de Curitiba e outras oito cívico-militares marcaram presença ao lado de cinco estaduais, destacando o papel da educação no fortalecimento dos valores cívicos.

A gerente comercial Michele Moreira prestigiou o desfile. ”A gente está aqui com sete crianças, por amor à Pátria mesmo, mostrando o patriotismo nas crianças e eles amam ver isso daqui, está muito legal. A minha filha Ana Júlia vai desfilar também pelo Colégio da Polícia Militar, a gente está bem feliz por isso.”

Já na segunda parte, as forças de segurança e defesa entraram em cena. Tropa a pé e motorizada da Marinha, Exército e Aeronáutica desfilaram ao lado da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Científica e Guarda Municipal. O respeito e a reverência ao trabalho desses profissionais foram evidentes nos aplausos e na admiração do público.

A Defesa Civil também teve seu espaço, destacando a importância do trabalho preventivo e de resposta em situações de emergência. Para encerrar, o Clube do Cavalo do Paraná, ao lado da cavalaria da Polícia Militar e do Colégio Militar, manteve a plateia vidrada no trotar imponente sobre a avenida.

CIVISMO  - O desfile de 7 de Setembro de 2024 em Curitiba foi, novamente, símbolo de união, civismo e respeito às tradições. O evento, conduzido pela 5ª Divisão de Exército em parceria com o Governo do Paraná, mostrou que, apesar dos desafios do tempo, o sentimento de pertencimento e orgulho nacional continua vivo nos corações paranaenses.

A celebração, além de reforçar os laços com a história do Brasil, evidenciou a diversidade e a importância de cada instituição presente. Desde as escolas até as forças de segurança, o desfile cívico-militar demonstrou que todos compartilham do desejo de um Brasil forte, soberano e comprometido com o bem-estar de sua população.

PRESENÇAS -