Defesa Civil promove eventos online para debater prevenção de riscos e desastres

Ações para mitigar a crise hídrica do Paraná e o mapeamento geológico que ajuda no planejamento para evitar catástrofes são tema de duas lives que marcam a Semana Internacional de Redução de Riscos e Desastres. Evento online e gratuito é promovido pela Coordenação Estadual da Defesa Civil.
Publicação
13/10/2021 - 12:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A prevenção de riscos e desastres será tema de lives promovidas pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil nesta quarta e sexta-feira (13 e 15), com início às 15 horas. O evento é online e gratuito. A ideia é rever estratégias e apresentar resultados de ações já realizadas para analisar quais práticas podem ser aprimoradas para os desafios contemporâneos.

O encontro marca a Semana Internacional de Redução de Riscos e Desastres, que tem como objetivo divulgar boas práticas realizadas pela instituição nesta área. A semana é realizada ao redor do mundo para discutir riscos provenientes de desastres, integrando diferentes instituições para refletir sobre o tema.

A programação do evento paranaense trata tanto da realidade estadual como um todo como das dificuldades encontradas em municípios específicos. O evento é destinado a coordenadores municipais da Defesa Civil e ao público em geral, e será realizado ao vivo no YouTube da Defesa Civil do Paraná.

Pela segunda vez realizada em formato totalmente online, a semana contará com duas lives. A primeira, nesta quarta-feira (13), terá uma abertura sobre os desafios na gestão de riscos, seguida de um debate sobre as ações durante a crise hídrica vivida pelo Paraná desde 2020. Participam da conversa o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schünig, e o chefe do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd), capitão Anderson Gomes das Neves.

Na sexta-feira (15), a live apresenta resultados do mapeamento geológico-geotécnico finalizado em 2019 na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e como este trabalho pode ser aplicado nas ações de defesa civil e planejamento municipal. O mapeamento é uma ação fundamental para o planejamento de prevenção de catástrofes. Falarão sobre o tema Oscar Salazar Junior, geólogo do Instituto Água e Terra, e Rogério da Silva Felipe, geólogo da Defesa Civil.

DIA INTERNACIONAL – A semana de eventos marca o Dia Internacional para Redução do Risco de Desastres, celebrado em 13 de outubro. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), seu objetivo é promover uma cultura mundial para a redução do risco de desastres com ações de prevenção e mitigação.

Confira os detalhes da programação:

Semana Internacional de Redução de Riscos e Desastres
Lives no canal do YouTube da Defesa Civil

Quarta-feira (13)

15h: Abertura da semana com o tema "Desafios na gestão de riscos".
15h15: Palestra “Estiagem e Crise Hídrica: mecanismos de resposta e auxílio aos municípios no Paraná”, com o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schünig, e o chefe do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd), capitão Anderson Gomes das Neves.

Sexta-feira (15)

15h: Palestra “Mapeamento de Risco na Região Metropolitana de Curitiba: uma ferramenta da gestão de riscos”, com Oscar Salazar Junior, geólogo do Instituto Água e Terra; e Rogério da Silva Felipe, geólogo da Defesa Civil.

GALERIA DE IMAGENS