A Defesa Civil Estadual promoveu durante o Paraná Mais Cidades, em Foz do Iguaçu, nesta quinta-feira (13), o encontro entre os coordenadores municipais da Defesa Civil, grande parte recém-nomeados pela troca de gestão nas prefeituras.
“Foi um momento único para nós, estarmos com todos esses prefeitos e coordenadores da Defesa Civil para mostrar o que temos para oferecer em termos de materiais e também capacitações”, destacou o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig,
Entre os assuntos abordados no Paraná Mais Cidades, esteve o mapeamento das áreas de risco e a atualização do plano de contingência, bem como orientações gerais sobre o preenchimento das ocorrências no sistema informatizado, com envio de dados e laudos.
Em Paranaguá, no Litoral, a nova gestão já enfrentou três alagamentos desde o início do ano. O secretário municipal de segurança, Francisco dos Santos, esteve entre os ouvintes da palestra desta tarde. Ele afirma que as orientações repassadas serão multiplicadas e colocadas em prática no retorno ao Litoral.
“Viemos para adquirir conhecimento aqui para implantar na nossa cidade. Esse treinamento vai nos ajudar a dar uma melhor resposta no município", disse Santos. “Aqui encontramos uma Defesa Civil equipada, com projetos e uma visão para garantir a segurança para a população”.
NOVOS PREFEITOS – Na última eleição, 204 prefeituras tiveram trocas de prefeitos. Na maioria dos casos as equipes de Defesa Civil foram renovadas e estão estruturando o setor dentro do quadro local. Desde o início do ano, o Estado cumpre um cronograma de visitas a estas prefeituras.
“Quase sempre quando há troca de gestão há troca de equipe, isso se deu em mais da metade dos municípios do Paraná. Quando isso ocorre, essas questões técnicas acabam se perdendo. Estamos visitando estas prefeituras, já estivemos em 80% dos municípios com as nossas equipes“, explicou o coordenador executivo da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Ivan Fernandes.
CURSOS E EQUIPAMENTOS – Outra atividade desenvolvida no evento é a orientação sobre os cursos disponíveis para mitigação de risco, atendimento a ocorrências e solicitação de recursos. No acesso ao pavilhão estão expostos equipamentos de combate a incêndios florestais e itens de ajuda humanitária e auxílio em casos de estiagem.
Anderson de Almeida está à frente da Defesa Civil de Ibaiti desde 2015. Em conversa com os técnicos do Estado pôde conhecer passo a passo as maneiras para solicitar equipamentos que podem ajudar no atendimento à população.
“Vou oficializar o pedido para conseguir uma caminhonete e outros itens que eu vi expostos e que precisamos no município. Hoje pudemos nos atualizar sobre o processo e encontrar o caminho para conseguir solicitar junto ao estado”, disse.