A pandemia da Covid-19, a maior estiagem das últimas décadas do Paraná e eventos climáticos como o ciclone extratropical que atingiu o Estado no final de junho intensificaram o trabalho da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil em 2020. Atuando de forma integrada com outros órgãos e poderes, a Defesa Civil foi responsável por ações como a entrega de cestas básicas às famílias mais afetadas pela pandemia, de materiais de ajuda humanitária e pelo trabalho logístico para receber e distribuir as doações de empresas e pessoas físicas.
Para celebrar esse trabalho feito a muitas mãos, o órgão entregou nesta quarta-feira a Medalha do Mérito da Defesa Civil a algumas das pessoas que contribuíram com a sua atuação. A honraria, que leva o nome do Coronel QOBM Dario Natan Bezerra, é destinada a civis, militares e instituições públicas ou privadas que desenvolveram ações relevantes de proteção e defesa civil.
Neste ano, 91 autoridades militares e 43 civis estão sendo condecorados. Porém, por causa da pandemia, as entregas das medalhas estão sendo feitas gradualmente. Nesta quarta-feira (11), foram entregues ao governador em exercício Darci Piana; ao presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Adalberto Xisto Pereira; ao procurador-geral do Ministério Público do Estado, Gilberto Giacoia; aos secretários estaduais da Saúde, Beto Preto; e da Segurança Pública, Romulo Marinho; ao presidente da Sanepar, Claudio Stabile, e ao major Sérgio Vieira, da Casa Militar.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior foi o primeiro a receber a honraria das mãos do coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Raimundo Schunig, em uma reunião reservada no Palácio Iguaçu no dia 21 de outubro. A lista completa dos agraciados, que também inclui o chefe da Casa Civil, Guto Silva, e a primeira-dama Luciana Saito Massa, pode ser conferida no https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisarAto.do?action=exibir&codAto=236638&indice=1&totalRegistros=1&dt=24.6.2020.11.59.40.129
INTEGRAÇÃO – O governador em exercício elogiou o trabalho da Defesa Civil em todo o Estado, em especial durante a pandemia. “O órgão faz um trabalho extraordinário para o bem do Paraná, com destaque para esse esforço feito em um período incomum que tem assolado não só o nosso Estado, como o mundo inteiro. A Defesa Civil tem uma forte integração com os outros órgãos para garantir que esse atendimento chegue a todo o Paraná”, afirmou Piana.
Para o coronel Fernando Schunig, o trabalho integrado é essencial para garantir o bom atendimento da população, principalmente em um momento atípico como o atual. “Junto à pandemia, não deixamos de atender os eventos climáticos que continuaram acontecendo. A Defesa Civil atua fortemente na questão da estiagem junto com outros órgãos. Também trabalhamos fortemente com a Secretaria da Saúde no combate à dengue, além de todas as ações de enfrentamento à Covid-19”, disse.
“São muitas ações que a Defesa Civil acaba capitaneando e que fazem parte da nossa missão. Para isso, trabalhamos juntos com outras instituições e órgãos para poder executar as nossas atividades. São instituições que dão muito suporte ao nosso trabalho”, explicou o coronel. “Neste ano, atuamos muito fortemente com a ajuda humanitária, no atendimento às pessoas afetadas pela Covid-19, no fornecimento de alimentos e materiais de proteção individual. Todo o trabalho necessário para minimizar os impactos da pandemia no Estado”, acrescentou.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destacou a participação do órgão nas ações de enfrentamento à pandemia e também no combate à dengue. “Além de registrar meu agradecimento, quero reconhecer o trabalho e a envergadura da Defesa Civil no Paraná, um órgão organizado que consegue dar segurança principalmente nesses momentos complicados de pandemia e catástrofes”, disse.
O presidente da Sanepar também reconheceu a atuação da Defesa Civil para buscar soluções para minimizar os impactos da estiagem no Estado. “O trabalho da Defesa Civil é de extrema importância, é a primeira entidade acionada em desastres e é uma grande parceira da Sanepar, atendendo sempre que é chamada, seja na orientação da população como no suporte logístico”, salientou Stabile.
MEDALHA – A honraria da Defesa Civil foi criada pela Lei nº 16.190, de 22 de julho de 2009, e recebe o nome do Coronel QOBM Dario Natan Bezerra. A medalha se destina a condecorar militares, civis e instituições públicas ou privadas que desenvolveram ações relevantes de proteção e defesa civil.
A medalha, criada em 2009, leva o nome do coronel Dario Natan Bezerra, oficial do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar que se destacou em ações de defesa civil do Estado. Ele exerceu funções voltadas às atividades de busca, salvamento e defesa, sobretudo nos municípios de Londrina, Cornélio Procópio, Arapongas, Cascavel e Curitiba. Bezerra faleceu em 2008.
BOX
Casa Militar também entrega medalhas para homenageados
A Casa Militar também está fazendo a entrega da Medalha Coronel PM Euclides Silveira do Valle a militares estaduais e federais, civis e instituições públicas ou privadas que tenham se destacado no apoio às atividades do órgão, criado em 29 de fevereiro de 1928. A honraria foi criada pela Lei nº 19.367, de 20 de dezembro de 2017, e recebe o nome do Coronel PM Euclides Silveira do Valle, primeiro Chefe da Casa Militar do Paraná.
Por causa da pandemia, não foi organizada uma solenidade e as entregas são feitas de forma gradativa, começando pelo governador, que recebeu a honraria no dia 21 de outubro, em uma cerimônia reservada no Palácio Iguaçu. Para os demais agraciados, ela está sendo entregue em reuniões na Casa Militar ou nos gabinetes das autoridades homenageadas.
Nesta quarta-feira, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Adalberto Xisto Pereira, o comandante da 5ª Região do Exército, general Carlos Assumpção Penteado, e o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho, receberam a condecoração em uma pequena cerimônia no Palácio Iguaçu.
Além deles, também receberam a medalha a primeira-dama, Luciana Saito Massa; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Nestor Baptista; o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira; o chefe de Gabinete do governador, Daniel Villas Bôas; além de outros 33 civis, 43 militares da Casa Militar e 23 militares de outras instituições. Confira a lista https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/listarAtosAno.do?action=exibir&codAto=239189&indice=4&totalRegistros=253&anoSpan=2020&anoSelecionado=2020&mesSelecionado=9&isPaginado=true