Defesa Civil envia kits de higiene para Guaratuba; 6,8 mil pessoas foram afetadas no Litoral

O auxílio enviado em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) complementa a ação da prefeitura na assistência às famílias que tiveram as casas invadidas pela água no município do Litoral. Foram 180 kits de higiene e 180 kits de limpeza.
Publicação
10/02/2025 - 17:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Defesa Civil Estadual enviou na tarde desta segunda-feira (10) um carregamento de ajuda humanitária para Guaratuba, município do Litoral do Paraná atingido por fortes chuvas último final de semana. Foram encaminhados 180 kits de higiene (sabonete, escova de dentes, pasta de dente, toalha de banho, papel higiênico e absorvente) e 180 kits de limpeza (saco de lixo, vassoura, rodo, pá coletora, sabão em barra, pano duplo, balde, luva de borracha, sabão em pó, esponja multiação e esponja de aço).

O auxílio enviado em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) complementa a ação da prefeitura na assistência às famílias que tiveram as casas invadidas pela água. De acordo com a Defesa Civil municipal, 3 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas. Cubatão, Limeira, Rasgado, Rasgadinho e Três Pinheiros foram os bairros com o maior número de registros em Guaratuba.

A Defesa Civil Estadual mantém o acompanhamento da região, como destaca o coordenador executivo da Defesa Civil, tenente-coronel Ivan Fernandes. “Nossa base no Litoral monitora as condições do tempo. Nossos agentes também estão em contato constante com as prefeituras. Conforme somos demandados pelos municípios, enviamos prontamente os itens para ajudar a reestabelecer a normalidade o quanto antes”, explica.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, as ações intersetoriais são essenciais para o atendimento da população de forma ágil. "Agora é hora de unirmos forças para atender quem mais precisa. Essa parceria com a Defesa Civil demonstra isso, os dados vem até nós, falamos com os gestores da Assistência, repassamos para a Defesa Civil e eles prontamente atendem. O mais importante é atender quem mais está precisando", aponta.

LIMPEZA E RECONSTRUÇÃO – O sol que brilhou forte no litoral domingo (9) e nesta segunda-feira (10) ajudou a secar as casas atingidas pela enxurrada. No total 6,8 mil pessoas foram afetadas no Estado. 

O Litoral concentrou os maiores estragos com o transbordamento dos rios que danificaram 222 imóveis e provocaram a morte de um casal. Além de Guaratuba houve ocorrências nos municípios de Morretes, Paranaguá e Antonina. Morretes e Antonina receberam a primeira remessa de ajuda humanitária ainda neste domingo.

Capitão Leônidas Marques e Foz do Iguaçu, no Oeste, além de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, também tiveram ocorrências em razão do grande volume de chuva.

GALERIA DE IMAGENS