Defesa Civil emite alerta via Cell Broadcast para moradores de Guaratuba

O aviso foi direcionado para os moradores dos bairros Limeira e Cubatão, região que já tinha sido afetada por fortes temporais na semana passada. Esse recurso utiliza as antenas de telefonia celular para fazer o disparo da mensagem que se sobrepõe à tela dos celulares das pessoas que estiverem na área afetada.
Publicação
14/02/2025 - 10:33
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Por conta das fortes chuvas, a Defesa Civil do Paraná emitiu, pela segunda vez, um alerta via tecnologia Cell Broadcast para moradores do Litoral na noite desta quinta-feira (13). O aviso foi direcionado para os moradores dos bairros Limeira e Cubatão, em Guaratuba, região que já tinha sido afetada por fortes temporais na semana passada.

Esse recurso utiliza as antenas de telefonia celular para fazer o disparo da mensagem que se sobrepõe à tela dos celulares das pessoas que estiverem na área afetada, sem necessidade de cadastro prévio. O objetivo é alertar a população sobre eventos severos e garantir que as informações cheguem de maneira rápida e eficaz.

O aviso foi disparado às 20h50 e foi importante para que não houvesse ocorrências graves registradas, até o momento, na região. Antes disso, uma mensagem tradicional da Defesa Civil já havia sido enviada para toda a região litorânea por volta das 17h alertando para o risco de temporais.

De acordo com o Simepar, o volume de chuvas em Guaratuba ao longo da noite variou entre 21 e 26 milímetros, o que causou uma cheia momentânea do Rio Cubatão na cidade, que logo foi controlada assim que a chuva parou. Segundo a Defesa Civil, apesar das chuvas, as ocorrências foram pontuais e não há registros de desalojados ou desabrigados na região.

LITORAL – O volume de chuvas registrado pelo Simepar chegou a ser maior em outras cidades do Litoral ao longo da noite. Em Praia de Leste, em Pontal do Paraná, choveu 116,6 milímetros. Em Morretes, na Comunidade Floresta, o acumulado chegou a 70,2 milímetros. Não há registros de ocorrências nestas cidades, de acordo com a Defesa Civil.

Em Paranaguá, onde o volume de chuvas variou de 48,4 a 63 milímetros, algumas ruas ficaram alagadas, mas sem vítimas ou destelhamentos registrados.

Em Antonina, onde choveu entre 50 e 53 milímetros, dependendo da região do município, houve registro de um deslizamento de barranco, que bloqueou parcialmente uma rua, mas sem vítimas.

A Defesa Civil do Estado segue monitorando as condições climáticas e reforça a importância de acompanhar os canais oficiais de comunicação para receber informações e orientações sobre eventos extremos.

GALERIA DE IMAGENS