O Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres, da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cegerd), conta com um plantão 24 horas e analistas dedicados a atender os municípios afetados por desastres como vendavais, inundações, deslizamentos ou estiagens. Neste ano as grandes mudanças envolveram agilidade na transmissão das informações e dos recursos financeiros de auxílio.
O tempo que leva para que o município busque a interação com o Estado após um desastre é crucial para o apoio. É por isso que o Cegerd busca de forma ativa melhorar os mecanismos de interação, permitindo que a informação de qualquer desastre chegue de forma rápida.
Neste ano, houve uma redução média de 7,9% no tempo de interação, ou seja, os municípios estão informando e buscando o auxílio do Estado de forma muito mais ágil. O retorno disso é um atendimento mais rápido para a população.
Ações envolvendo integração tecnológica, como formas diretas de conversa no WhatsApp por meio do SISDC, o sistema informatizado de Defesa Civil; integração com informações do SYSBM, o sistema de ocorrências do Corpo de Bombeiros; além do botão de notificação são estratégias que têm auxiliado para que o tempo de resposta seja menor.
RECURSOS – Por vezes, os danos ocasionados por estes eventos ultrapassam as capacidades de resposta do município. É aí que entra a necessidade de um apoio técnico para garantir que o auxílio financeiro do Governo do Estado chegue de forma célere e efetiva.
Por meio dos processos de auxílio, os municípios afetados por desastres em 2021 receberam 169 mil itens de ajuda humanitária provenientes do Estado, assim como R$ 3,2 milhões para resposta imediata e mais de R$ 3 milhões para recuperação.
Isso permitiu que a população afetada fosse rapidamente atendida e que a recuperação local das pessoas e bens, além do ânimo da população, fosse recomposto.
Os processos de liberação de recursos de auxílio devem seguir um rito estabelecido em legislação, motivo pelo qual o apoio dos analistas do Cegerd são essenciais para que os municípios possam seguir o passo a passo corretamente, e que o auxílio chegue de forma célere.
Situações como os temporais acontecidos em outubro nas regiões Oeste, Noroeste e Norte do Estado contaram com técnicos estaduais mobilizados aos municípios afetados para auxiliar diretamente na liberação de recursos.
PREVENÇÃO – Além das ações de resposta, também são essenciais as ações de prevenção, como o envio de alertas à população e à estrutura de Defesa Civil de todo o Paraná, de forma a minimizar os danos potenciais dos desastres.
Em 2021 foram enviados 753 alertas para a população paranaense, o que gerou um total de 255.958.251 mensagens SMS que chegaram aos celulares cadastrados. Para receber estes alertas é fácil e gratuito, basta enviar o CEP para o número 40199.