DER/PR tem novos canais para atualizar condições de tráfego no antigo Anel de Integração

Centro de Operações Integradas do DER/PR agora divulga atualizações em tempo real por meio do Whatsapp e também do Threads. Governo do Estado mantém serviços de apoio aos usuários.
03/09/2024 - 15:00

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), disponibiliza duas novas opções para usuários receberem atualizações de tráfego e informações sobre as rodovias do antigo Anel de Integração. Interessados podem se inscrever em canal de transmissão do WhatsApp ou seguir o perfil do Threads.

São informações em tempo real sobre congestionamentos, acidentes, e demais situações que possam afetar o tráfego de veículos nas rodovias estaduais e federais do antigo Anel de Integração que ainda não foram concedidas ao setor privado. No caso dos trechos já concedidos, as próprias concessionárias contam com canais de comunicação semelhantes.

As informações são atualizadas pelo Centro de Operações Integradas (COI) do DER/PR, também responsável por receber as demandas e direcionar os serviços de operação rodoviária nestes trechos.

GUINCHOS – O DER/PR permanece oferecendo os serviços gratuitos de guincho leve e guincho pesado, veículo de apoio ao usuário, veículo para lidar com animais soltos na pista, caminhão-pipa para apoio ao Corpo de Bombeiros, veículo de inspeção que percorre toda a malha do antigo Anel de Integração, e equipe de limpeza para os casos de carga espalhada na pista.

Usuários nas rodovias estaduais e federais do antigo Anel de Integração podem acionar estes serviços pelo telefone 0800-400-0404, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive aos finais de semana e feriados.

Estes serviços de operação rodoviária tiveram início em março de 2022, após o fim das antigas concessões – até o momento já foram realizados 196.083 atendimentos. Os principais motivos para acionamento do 0800 são panes mecânicas, ressolagem de pneu na pista, materiais diversos na pista, acidentes sem vítima, sinalização danificada ou inexistente, pneu furado, buraco no pavimento e acidentes com vítima.

As rodovias com maior número de atendimentos são a BR-277, BR-376, BR-369, PR-317 e PR-444, com quase metade das demandas concentradas na BR-277.