O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), entrou no terceiro mês de recuperação do km 48+500 da PR-092 em Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. O trecho sofreu danos graves durante o período de fortes chuvas no final do ano passado.
Visando retornar as condições ideais de uso e de segurança da via com a maior celeridade possível, foi contratada emergencialmente a obra de contenção e estabilização do talude, com recomposição da pista. A solução contempla serviços para o retaludamento do local atingido para garantir estabilidade do aterro, seguida pela execução de novo pavimento, sinalização e implantação de dispositivos de segurança, e recomposição do sistema de drenagem de águas. O investimento é de R$ 5.697.546,84.
Já foram realizados estudos geológicos, geotécnicos e concluídos os serviços de remoção do material da ruptura bem como de camada vegetal, e agora está em execução o lançamento e compactação de rachão britado nos novos taludes, proporcionando mais estabilidade para a rodovia.
- De Goioerê a Quarto Centenário: Estado inicia restauração em concreto da PR-180
- Convênio de R$ 26,3 milhões garante viadutos e trincheira na PR-444, em Mandaguari
Em outubro o município chegou a registrar 318,1 milímetros de chuva, superando os registros históricos de quase 30 anos para o mesmo período. Estas condições levaram à ruptura do talude e surgimento de degraus na pista, sendo necessária a interdição da rodovia na época.
Considerando a falta de opções de rotas alternativas na região, e verificada a estabilidade do aterro na parte interna da pista, o DER/PR executou uma faixa de rolamento provisória no local, permitindo retorno parcial da trafegabilidade.