DER/PR reforma ponte entre Vitorino e Renascença na região Sudoeste

Ponte sobre o Rio Forquilha, na PRC-280, está recebendo novas lajes de transição, sendo necessário operação pare-e-siga, por meio de semáforo. Liberação está prevista para o dia 9.
29/08/2024 - 14:10

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está reformando a ponte sobre o Rio Forquilha na PRC-280, entre Vitorino e Renascença, na região Sudoeste. Nesta semana começou a implantação de novas lajes de transferência em concreto armado nos encontros da estrutura com as cabeceiras, serviço em que é necessário interditar uma das faixas de tráfego.

A ponte está com tráfego em pare-e-siga, organizado por conjunto semafórico no local, e deve permanecer assim pelos próximos dias, com previsão de liberação total em 9 de setembro.

Esta obra prevê também a recuperação dos guarda-corpos danificados ou destruídos, reparos e recuperação de avarias, fissuras e rachaduras nos dispositivos de concreto, recomposição de pontos de erosão nos aterros de acesso, melhorias no sistema de drenagem de águas na ponte e nas cabeceiras, reforço da sinalização horizontal e vertical, instalação de dispositivos de segurança viária, limpeza e pintura, entre outros. O investimento é de cerca de R$ 500 mil.

A ponte tem 130 metros de comprimento e 10 metros de largura, com duas faixas de tráfego, e altura de 21,20 metros.

MANUTENÇÃO – A obra está incluída em um contrato de manutenção de oito pontes rodoviárias do Escritório Regional Vale do Chopim da Superintendência Regional Oeste do DER/PR, um investimento de R$ 6.766.371,07.

Ponte Rio Chopim (PR-281) – no limite entre Dois Vizinhos e São Jorge d'Oeste

Ponte Rio Vitorino (PR-493) – em Itapejara d'Oeste

Ponte Rio Santana (PR-493) – no limite entre Verê e Itapejara d'Oeste

Ponte Rio Lageado Grande (PR-493) – no limite entre Dois Vizinhos e Verê