O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) abriu nesta quinta-feira (06) os envelopes com documentos de habilitação da obra de correção de ponto crítico de alagamento na Rodovia dos Minérios (PR-092), em Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. Duas empresas estão disputando a licitação, já tendo sido classificadas na etapa de análise de propostas de preço, realizada em setembro: Castelores Engenharia e Construções LTDA. R$ 1.681.547,44, e Gaissler Moreira Engenharia Civil Eireli, R$ 1.710.672,39.
Agora a comissão de julgamento do DER/PR vai analisar os documentos de ambas e publicar um resultado final em Diário Oficial e no portal Compras Paraná, já declarando a vencedora da licitação.
OBRA – O trecho tem aproximadamente 300 metros e fica localizado no km 27 da PR-092. A obra prevê implantação de novos dispositivos de drenagem para lidar com as águas da chuva e águas subterrâneas, terraplenagem para altear o nível da pista, que fica em curva, contenção do novo talude, nova pavimentação e sinalização horizontal e vertical.
O trecho terá velocidade máxima permitida de 60km/h, com uma pista por sentido, com 3,50 metros de largura cada e faixa de segurança com 1 metro de largura.
Após assinatura de contrato e emissão da ordem de serviço, o prazo de execução da obra é de quatro meses.
MINÉRIOS – A rodovia também está em obras entre Curitiba e Almirante Tamandaré, trecho de duplicação em concreto de 4,74 km de extensão, que incluirá dez pontes, quatro viadutos, uma passarela, vias marginais, calçadas e ciclovias.
Além disso, está em fase de elaboração de projeto a duplicação do trecho seguinte, de 1,28 km no perímetro urbano de Almirante Tamandaré, também em concreto, com dois viadutos, uma passarela, vias marginais, calçadas e ciclovias. Neste caso foi realizada uma contratação integrada, que prevê o início imediato das obras no trecho, assim que os projetos forem aprovados.
Toda a extensão da PR-092 na região também está contemplada em contratos de conservação do pavimento, conservação de faixa de domínio e conservação de trechos não-pavimentados.