O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou nesta terça-feira (23) o resultado da análise dos documentos de habilitação e resultado final da licitação da execução das terceiras faixas da PR-323, na região Noroeste.
Dos cinco participantes que tiveram envelopes de documentação abertos na semana passada, foi declarado vencedor o Consórcio Construtor PR-323, que apresentou anteriormente a menor proposta de preço, R$ 59.359.057,46. Os quatro outros participantes foram considerados habilitados, atendendo aos critérios do edital, mas com propostas de preço mais elevadas.
Agora tem início um prazo de cinco dias para apresentação de recursos, seguido de outros cinco dias para apresentação de contrarrazões, caso haja algum.
Concluída esta etapa iniciam os trâmites internos para assinatura de contrato, ou, caso o recurso seja aceito, será publicado novo resultado com o consórcio que apresentou o segundo menor valor para executar a obra.
PROJETO – A obra integra o novo Programa de Revitalização da Segurança Viária do DER/PR, que prevê soluções como a implantação de terceira faixa para ultrapassagens, alargamento de faixa, reabilitação do pavimento com soluções de reciclagem e pavimentação, eliminação de degraus com desnível maior que cinco centímetros, reforço da sinalização horizontal e vertical e implantação de mais dispositivos de segurança.
Devem ser atendidos 20 segmentos da PR-323, no trecho entre Doutor Camargo e Iporã, com um prazo de execução de 360 dias, após emissão da ordem de serviço.
Iniciativas semelhantes estão sendo licitadas na PRC-280, no Sudoeste, e na PR-092, na região Norte.
CORREDOR – A PR-323 é um dos principais corredores de transporte de cargas no Paraná, ligando a região Noroeste ao Oeste e ao Norte. Atualmente, está em fase de conclusão a duplicação da rodovia entre Paiçandu e Doutor Camargo, em uma extensão de 20,7 quilômetros, 10 deles já liberados para tráfego. O investimento é de R$ 73,4 milhões.
Além disso, a PR-323 é objeto de duas licitações de duplicação, uma de R$ 81 milhões no trecho entre Umuarama e a PR-468, que inclui duas novas interseções em desnível, sendo uma delas no Trevo do Gauchão, e outra de R$ 55 milhões para continuar a duplicação da rodovia de Doutor Camargo até o quilômetro 180,5, próximo à ponte sobre o Rio Ivaí.