Curitiba conquistou nesta segunda-feira (4) o título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo 2024. A premiação foi em Barcelona, na Espanha, em evento do Intelligent Community Forum (ICF - Fórum de Comunidades Inteligentes, do inglês).
A premiação reconhece os esforços de cidades, estados e regiões no comprometimento em usar a inovação e tecnologias digitais para melhorar a vida da população. O Intelligent Community Forum é uma organização sem fins lucrativos, sediada no Canadá, para pesquisa de políticas de comunidades inteligentes, envolvendo todo o ecossistema da cidade, focadas na criação de empregos e desenvolvimento econômico sustentável.
Além de Curitiba, outra cidade paranaense estava na disputa: Assaí, no Norte Pioneiro, que junto com a capital, ficou entre as sete Comunidades mais inteligentes do Mundo pela mesma organização.
“Somos a única cidade do mundo premiada nos dois rankings mais importantes de cidades inteligentes, o World Smart City Awards, de Barcelona, e o Seoul Smart City Prize, e agora também como Comunidade Mais Inteligente de 2024 pelo ICF. São três reconhecimentos mundiais que, ao lado dos quatro prêmios globais por nossa educação, governança democrática, planejamento urbano e segurança alimentar, comprovam que em Curitiba a inovação é um processo social para melhorar a vida das pessoas”, destaca o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, que recebeu a premiação.
O secretário estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, comemorou o fato de a capital paranaense ser reconhecida com uma das cidades mais inovadoras do mundo. “Esse prêmio é um orgulho para o Paraná, um estado que está aberto para projetos de inovação e que tem na capital um exemplo deste potencial para o bem da população”, declarou o secretário, que também participou da cerimônia.
-
Entre as mais inteligentes do mundo, Curitiba e Assaí recebem troféu em Barcelona
-
Projeto Óculos Amigo é vencedor de prêmio nacional de inovação no setor público
OUTROS PRÊMIOS – Com o título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo 2024, Curitiba se torna também a cidade mais premiada internacionalmente em menos de um ano. Desde o ano passado, a capital recebeu sete reconhecimentos globais por iniciativas inovadoras como cidade inteligente, transparência, governança, urbanismo, combate à fome e educação.
Curitiba conquistou o título de Cidade Mais Inteligente do Mundo/World Smart City Awards 2023 da Fira Barcelona (Espanha); o primeiro lugar no Government Excellence Awards 2024 com programa Fala Curitiba (Emirados Árabes); o prêmio Urbanismo Pioneiro 2024 do Bilbao Metropoli 30 (Espanha); o World Green City Awards 2024 com o Programa de Agricultura Urbana de Curitiba (Holanda); o Seoul Smart City Prize 2024 na categoria Prata de Cidade Centrada nas Pessoas ou Human-CentriCity, com o case Curitiba Cidade Inteligente e Sustentável (Coreia do Sul); e o prêmio da Unesco 2024, Sheik Hamdan bin Rashid Al-Maktoun de Dubai, pelo programa Veredas Formativas de formação continuada de professores da rede pública municipal (França).
O reconhecimento do ICF veio quatro dias após a capital paranaense ter outro resultado relevante: na última sexta-feira (31), a consultoria Macroplan Analytics divulgou o estudo Desafios da Gestão Municipal, em que Curitiba foi apontada a melhor capital para se viver e a 5ª melhor cidade do País, entre 100 municípios analisados.