Cultura empossa comissão do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura

CProfice é composta por representantes da sociedade civil e do governo de forma paritária. São 21 membros titulares, sendo 10 representantes da sociedade civil, 10 do poder público, indicados pela Secretaria, e um representante dos dirigentes municipais de cultura do Paraná, eleito entre seus pares.
08/10/2024 - 15:20

A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) celebrou nesta semana a posse dos membros, entre titulares e suplentes, da Comissão do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, a CProfice, composta por representantes da sociedade civil e do governo de forma paritária.

A CProfice, instituída pela Lei 17.043/11, é um órgão colegiado que integra a estrutura organizacional da SEEC. É composta por 21 membros titulares, sendo 10 representantes da sociedade civil, 10 do poder público, indicados pela Secretaria, e um representante dos dirigentes municipais de cultura do Paraná, eleito entre seus pares.

A comissão é responsável por propor diretrizes para o Plano Anual de Ações do Profice, elaborar os editais, selecionar os projetos aprovados e homologar os resultados.

A cada dois anos, realiza-se o processo de seleção para a composição da CProfice. As condições de participação dos candidatos, assim como as atribuições no processo de inscrição, estão disponíveis no site da Secretaria de Estado da Cultura.

Dentre as competências da CProfice, estão incluídas a elaboração dos editais do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura – Profice; o encaminhamento ao Conselho Estadual de Cultura (Consec) dos critérios dos editais; a seleção dos projetos aprovados pelas comissões técnicas de análise técnica e de mérito; a homologação final dos resultados e a análise dos pedidos de alteração dos projetos em execução por meio dos proponentes.

Durante a cerimônia de posse, realizada de forma on-line para reunir representantes que residem em diferentes municípios do Paraná, a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, destacou a importância da colaboração entre governo e sociedade civil. “É um prazer muito grande estar reunida com tanta gente de notório saber em suas áreas. Vocês estão doando o seu tempo, nosso bem mais valioso, para a área cultural, algo que deve ser aplaudido em pé”, afirmou.

O diretor de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura da SEEC, André Avelino, agradeceu a disposição e disponibilidade de cada um e cada uma de participar e construir o Profice, programa importante para a Cultura do Paraná.

Ele também falou sobre a importância da Comissão e explicou os detalhes da alteração do decreto para compô-la, que agora acontece por indicação de nomes via entidades. "Outra mudança é que em caso de vacância de cadeira da sociedade civil, a Secretaria de Estado da Cultura pode fazer a indicação de pessoa com notório saber", disse.

“Vamos ter um período muito produtivo de trabalho, estou honrada com esse convite para que possamos juntos fazer com que essa engrenagem do Profice funcione ainda mais. Temos uma responsabilidade muito grande”, afirmou Thayse Cancela Christo de Souza, presidente da CProfice e representante da área cultural do Circo.

Durante a cerimônia de posse, foi exaltada a disponibilidade dos membros empossados para fazer parte da comissão, bem como a importância do trabalho que será exercido por eles, como destacou Wanessa Cardoso Wiacek Hoinacki, coordenadora de Fomento e Incentivo à Cultura da SEEC.

“É muito gratificante quando a gente seleciona os projetos e encaminha para serem executados da melhor forma possível. Essa comissão se torna ainda mais especial pois sabemos que estará na mão de muita gente capacitada e talentosa. Desejamos as boas-vindas a todas e todos”, disse.

Houve ainda uma breve apresentação de todos os membros titulares e suplentes, destacando a interdisciplinaridade entre as áreas de trabalho de cada um deles.

SOBRE O PROFICE – Instituído pela Lei Nº 17.043/2011, o Profice é o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná. Por meio da renúncia fiscal de ICMS, possibilita a valorização, a produção, a difusão, a circulação, a pesquisa e a preservação dos bens culturais, além de ações de caráter educativo para a arte e a cultura no Estado. Saiba mais AQUI.

Confira a lista de empossados por áreas, seguidos dos representantes municipais e da Secretaria de Estado da Cultura:

Artes Visuais

Ariane Labre (Titular)

Audiovisual

Rodrigo Rafael de Medeiros Martins (Titular)

Daniel Aparecido Pereira Moraes (Suplente)

Circo

Thayse Cancela Christo de Souza (Titular e presidente)

Adriana Pereira de Jesus (Suplente)

Dança

Paloma Bianchi (Titular)

Literatura, Livro e Leitura