Crianças em situação de risco
têm mostra no Centro Juvenil

"Voz" traz obras  do projeto Transforme Sorrisos feitas por adolescentes e crianças que vivem na unidade de acolhimento Casa do Piá I. Serão apresentadas gravuras e escritas e o objetivo é que as crianças participem de atividades que não permeiam o seu cotidiano.
Publicação
09/04/2019 - 11:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Centro Juvenil de Artes Plásticas abre nesta quinta-feira (11), às 19 horas, a exposição "Voz", em parceria com Transforme Sorrisos, projeto que leva arte e cultura para crianças em situação de vulnerabilidade social. Serão apresentados trabalhos com gravuras e escritas de 14 crianças e adolescentes assistidos pela organização social, que atende mais de duas mil crianças por ano.

Todas as obras exibidas na exposição foram produzidas durante a Oficina Cultural promovida pela Transforme Sorrisos, de janeiro a dezembro de 2018, com crianças que vivem na Casa do Piá I, uma unidade de acolhimento da Prefeitura de Curitiba que abriga crianças de 7 a 14 anos que estão afastadas das famílias por situação de risco e acolhidas por determinação judicial.

De acordo com a artista plástica Ana Nísio, presidente da organização Transforme Sorrisos, e da psicóloga Isadora Macedo, o objetivo é possibilitar que as crianças participem de atividades lúdicas que não permeiam o seu cotidiano. "Crianças e adolescentes em situações vulneráveis ficam muito expostos às situações de risco que os impedem de participar e desfrutar dos direitos contidos no artigo 4º e 16º do Estatuto da Criança e do Adolescente, como o direito ao brincar, ao lazer, à cultura, às artes e à liberdade", salientam.

Segundo Ana, a mostra é também uma provocação para a sociedade sobre como vemos e lidamos com o tema infância: as litogravuras e xilogravuras (feitas pelas crianças no Museu da Gravura de Curitiba) falam sobre direitos violados, cotidiano e sentimentos. Ao longo da ação no ano passado, elas também colaram lambe-lambes em espaços de arte urbana pela cidade. "Elas se superam pelas cores e desenhos. Também conseguimos trabalhar com elas a imaginação, a criatividade e a expressão", diz.

ARTE E CURA - Ana acredita que os processos artísticos desenvolvidos com crianças desse perfil dão a oportunidade para elas se comunicarem com si mesmas e com os outros. "Nesta exposição elas desenham, pintam e gritam suas dores, alegrias e sonhos de como o mundo deveria ser. A arte provoca para curar, sentir".

A mostra fica em cartaz no Centro Juvenil até 11 de maio. A entrada é franca.

SERVIÇO: Abertura da exposição "Voz".

Data 11 (quinta-feira).

Horário: 19 horas.

Período expositivo: até 11 de maio.

Local: Centro Juvenil de Artes Plásticas - Rua Mateus Leme, 56. Curitiba/PR.

Visitação de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

Entrada franca.

GALERIA DE IMAGENS