A 1ª Corrida de Garçons 2024 animou a cidade de Matinhos, no Litoral do Paraná, nesta segunda-feira (15). Os 45 profissionais participantes percorreram o trajeto na Arena Vicente Gurski sob aplausos e torcida do público que acompanhou o evento. A corrida fez parte da programação dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs), etapa Festival de Inverno, realizada no Litoral. O evento foi promovido pelo núcleo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) da região, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES).
Garçons e garçonetes dos 21 restaurantes associados à Abrasel Matinhos competiram em 12 baterias, classificando o primeiro colocado de cada uma. A segunda fase contou com quatro baterias de três garçons cada e os quatro vencedores desta avançaram à grande final.
O primeiro lugar ficou com Caio Henrique de Souza, funcionário do La Bodeguita. “No treino que fiz no restaurante fiquei em 1º lugar entre de 55 participantes. Pensei que conseguiria pelo menos a terceira colocação aqui. Agradeço à torcida e aos meus colegas de trabalho, sem eles não teria conquistado nada disso”, conta. Ele leva para casa um prêmio de R$ 1,5 mil.
O evento seria realizado no dia 11 de agosto, quando é comemorado o Dia do Garçom, mas os organizadores acataram a ideia da SEES para integrar a competição aos Jogos de Aventura e Natureza - Festival de Inverno, que acontecem até 9 de agosto em sete municípios do Litoral. A SEES apoiou com toda a estrutura no local e com a entrega de medalhas a todos os participantes.
Criados em 2019 pelo Governo do Estado e realizados pela Secretaria do Esporte, os Jogos de Aventura e Natureza unem prática esportiva, turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local. O formato é pioneiro no Brasil.
O diretor de inovação da Secretaria do Esporte, Tiago Campos, diz que a Corrida dos Garçons vem ao encontro dos objetivos dos Jogos de Aventura e Natureza para estimular o turismo, gerar emprego, renda e desenvolvimento econômico. “Até o final do mês, teremos mais de 5 mil atletas no Litoral. Essas pessoas trazem familiares, técnicos e treinadores e deixam dinheiro nos restaurantes”, conclui.
Para José Lucas de Souza, presidente do núcleo da Abrasel em Matinhos, o evento é o resgate de um trabalho feito anteriormente pela comunidade. “Nosso objetivo é fazer algo pelos colaboradores, valorizar os funcionários. Queremos criar união entre as equipes e fazer com que todos conheçam mais dos outros restaurantes”, afirma.
- Jogos Universitários do Paraná definem participantes da edição nacional
-
Mais duas atletas apoiadas pelo Estado conquistam vaga para a Olimpíada de Paris
MODALIDADE – Na competição, garçons e garçonetes, com uma das mãos nas costas, correm levando uma bandeja com três latas e dois copos d’água em direção à mesa onde ficam os jurados. No meio do percurso precisam abrir uma lata e servir o convidado na mesa. E continuam o percurso até o fim, onde colocam a bandeja sobre a mesa em que estão os jurados. Lá, eles devem servir o copo sem derramar, mas sem deixar líquido no recipiente. Vence o garçom que terminar o percurso antes dos demais e com todos os itens cumpridos.