A segunda etapa 2025 do Circuito de Corridas Sanepar reuniu 1,6 mil atletas na manhã deste domingo (2), em Matinhos, no Litoral do Paraná, e bateu recorde de participantes. O evento faz parte da programação do Verão Maior Paraná, promovido pelo Governo do Estado.
A primeira ocorreu em Guaratuba. Ao longo do ano, o circuito passa ainda por mais quatro cidades: Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu e Curitiba. O evento, realizado em parceria entre a Sanepar e o Governo do Estado do Paraná, conta com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte e do Ministério dos Esportes, e é organizado pela Associação Esportiva AENT.
O diretor administrativo e financeiro da Fundação Sanepar de Assistência Social, Luiz Sodré, ressaltou a ampla participação do público nas corridas promovidas pela Companhia. “O evento foi espetacular, tanto na organização quanto na participação do público. Tivemos um recorde de inscritos, com cerca de 1,6 mil corredores, além do público que veio prestigiar. Foi um sucesso, graças ao apoio do Governo do Estado e da Sanepar. O incentivo ao esporte está diretamente ligado à missão da Sanepar, que é promover saúde e qualidade de vida para a população”, salientou.
PERCURSO - Os participantes puderam escolher entre percursos de 5 km e 10 km, nas categorias masculina e feminina, incluindo 44 subcategorias por faixa etária e a modalidade para Pessoas com Deficiência (PCD). Os resultados estão disponíveis no site oficial do evento.
Após o sucesso das edições anteriores, que somaram mais de 15 mil participantes, o projeto se firma como um dos maiores eventos esportivos do Paraná. Uma das novidades desta edição foi a inclusão de um formato inovador, em que crianças puderam correr 1 km ao lado dos pais em uma largada única.
Renan Gustavo de Oliveira, personal trainer de 34 anos, foi o campeão geral dos 10 km. “Sempre gostei de correr, mas treino para performance há cerca de cinco anos. Participar da Corrida Sanepar foi incrível. Correr em casa, em um lugar que amo, perto dos amigos, é muito especial”, destacou ele, que é morador de Matinhos. “Sair daqui como campeão geral é uma sensação gratificante demais. No fim, não se trata apenas de tempo ou resultado na prova, mas do impacto positivo que o esporte tem na vida das pessoas”, acrescentou.
Amanda dos Santos, 30 anos, é professora e começou na corrida há menos de um ano. “Foi uma amiga que me incentivou, dizendo que a corrida tem outro astral. O esporte fez muita diferença na minha vida, não só para a saúde física, mas também para a mental. Sempre falo isso para os meus amigos: praticar atividade física não é só pela estética, mas para superar limites e melhorar a mente”, afirmou. “Se eu pudesse dar um conselho, seria que todo mundo participasse de uma corrida pelo menos uma vez na vida para sentir essa energia. Acho iniciativas como o Verão Maior Paraná muito importantes. Todo ano tem esses eventos, mas percebi que em 2024 a estrutura está ainda melhor.”
Teve também corredor da terceira idade, como Edenoir Batista, de 73 anos. “A corrida é perfeita, bem organizada, eu gostei muito. Desde os 40 anos estou me esforçando. Hoje senti um pouco o cansaço, mas faz parte”, disse. “Acho muito importante eventos como o Verão Maior, que incentivam o esporte. Para nós da terceira idade, isso é essencial. A velhice vai chegando e precisamos nos manter ativos para envelhecer com qualidade. O esporte faz muita diferença na minha vida”, concluiu.
VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.