Corpo de Bombeiros capacita 190 servidores para atuar com finanças e licitações públicas

O evento estadual foi realizado na unidade de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, com a participação de bombeiros militares e representantes de outras forças, como Polícia Científica, Polícia Militar, Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas e Polícia Civil.
01/08/2024 - 18:00

Após três dias de palestras, terminou nesta quinta-feira (1) o 1º Workshop DALF (Diretoria de Apoio Logístico e Finanças) do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR). O evento foi realizado na unidade de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, com a participação de 190 pessoas, entre bombeiros militares e representantes de outras forças, como Polícia Científica, Polícia Militar (PMPR), Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e Polícia Civil (PCPR). O intuito foi atualizar e ampliar a capacitação desses profissionais em uma área sensível para órgãos vinculados ao Poder Público, que são as licitações.

Durante as atividades, foram apresentados temas ligados à legislação da área, destacando inclusive a responsabilização dos agentes públicos nos processos de licitação, e relacionados a finanças e gestão de recursos públicos. Os palestrantes também ofereceram aos participantes uma visão macro dos procedimentos licitatórios, além de instruções específicas para a atuação no dia a dia da Corporação.

Dentro do CBMPR, a gestão otimizada dos recursos públicos é parte fundamental do que se entende por prestar o melhor serviço possível à sociedade, valorizando o dinheiro do contribuinte ao mesmo tempo em que fornece atendimento especializado em prevenção e resposta a emergências.

O major Alexis Iverson Martins, chefe do Centro de Orçamento e Finanças da DALF, destaca a realização deste workshop. “É importante, primeiramente, pela disseminação do conhecimento da nova Lei de Licitações e da nova estrutura do Corpo de Bombeiros que mexe com orçamento, finanças e licitações”, disse, explicando que esse encontro vem auxiliar uma mudança prevista na Instituição.

“Vamos descentralizar essas licitações para os Comandos Regionais Bombeiro Militar, e eles terão autonomia para realizar suas suas próprias licitações, de acordo com o orçamento de cada um. Como cada região tem suas características, os CRBMs poderão direcionar esforços a necessidades próprias ou situações que venham a ocorrer nessas localidades”, acrescentou.

Para o comandante do 1º CRBM, tenente-coronel Fernando Ferreira Machado, essa iniciativa trará impacto para todas as esferas da Corporação. “O envolvimento dos CRBMs nos processos de custeio será fundamental para que tenhamos agilidade”, afirmou. “Processos em níveis regionais poderão ser concentrados nos CRBMs, liberando a DALF para atuar em licitações de maior robustez e com a possibilidade de estudar novas formas para conduzir processos licitatórios, para que sejamos mais eficientes e tenhamos avanços mais expressivos na aquisição de materiais equipamentos e viaturas”.

Com a emancipação em relação à Polícia Militar, em dezembro de 2022, o CBMPR, agora independente, passou por uma reestruturação, buscando se enquadrar à nova realidade, e a DALF foi criada justamente nesse cenário. A mudança, que ainda não completou dois anos, resultou em aumento significativo do orçamento da Instituição (atualmente em cerca de R$ 100 milhões para custeio e investimentos), o que consequentemente acarretou em maior volume e responsabilidade na administração desses recursos.

O número de licitações por ano no Corpo de Bombeiros varia, em média, de 100 a 120. O 1º Workshop DALF ajudou a disseminar as informações referentes à gestão de recursos, bem como permitiu a troca de ideias e a discussão para aperfeiçoamento dos trâmites burocráticos. A principal preocupação foi capacitar o efetivo para lidar com as fases interna e externa desse trabalho de modo mais independente da DALF, que passaria a uma função de assessoria nesses processos.

“O evento foi esclarecedor. É muito interessante esse alinhamento do entendimento quanto aos assuntos relacionados a licitações, de modo que todos trabalhem da mesma forma, buscando o melhor resultado para os licitantes, para as empresas contratadas, e para o público de modo geral”, disse o cabo Marco Aurélio Lucion.