O Coral da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e o cantor e compositor Diogo Nogueira encantaram o público na noite desta segunda-feira (23), no Teatro Guaíra, em Curitiba, no show em comemoração aos 62 anos de fundação da Sanepar, completados em 23 de janeiro. A apresentação é parte da programação da 42ª Oficina de Música de Curitiba. Apoiadora de projetos culturais em todo o Estado, a Sanepar também é patrocinadora do evento.
O presidente da Sanepar, Wilson Bley, comemorou as mais de seis décadas da Companhia, relembrando o que a empresa representa em cada um dos 345 municípios onde atua. “Temos muito a comemorar nesses 62 anos. A Sanepar é uma empresa pública que mostra eficiência. Se somarmos hoje o índice de satisfação dos usuários temos muito a comemorar neste aniversário”, disse.
Também prestigiaram o evento o vice-governador Darci Piana, lideranças políticas e governamentais, gestores de institutos e órgãos ligados à arte e à cultura, além do público que lotou o Guairão.
SEIS DÉCADAS E HISTÓRIA MARCANTE – Destaque na América Latina, referência nacional e internacionalmente e considerada a maior empresa pública do Brasil, a Sanepar foi criada em 23 de janeiro de 1963. Em 62 anos de história, premiações e muitas conquistas para a saúde, infraestrutura e qualidade de vida dos paranaenses, a Sanepar capta, trata e distribui água de qualidade para 100% da população atendida por ela.
Dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento (SNIS) apontam que a média de coleta de esgoto do País é de 56% e a média de tratamento, 52,2%. No Paraná, a Sanepar coleta 81% do esgoto doméstico e 100% do efluente é tratado antes de ser devolvido à natureza.
“Os indicadores e os investimentos contínuos da Sanepar comprovam a história de sucesso da Companhia no Paraná e atestam o compromisso da empresa com o desenvolvimento social, ambiental e econômico do nosso Estado, que tem 30 cidades com o saneamento já universalizado e indicadores acima de 90%”, reforça o presidente Wilson Bley.
Sempre mirando o futuro, a Sanepar trabalha com o objetivo de chegar à universalização do saneamento em todo o estado antes do prazo estabelecido pelo Marco Legal do Saneamento. Investimentos de cerca de R$ 12 bilhões em obras de saneamento em 255 cidades do Paraná, nos próximos cinco anos, devem permitir o alcance da meta audaciosa.
“Estamos preparando a Companhia para a universalização do saneamento, que estabelece o índice de 90% até 2033. Aqui no Paraná, nós temos o desafio de chegar em 2029 com estes índices”, comenta o presidente.