Copel vai modernizar a primeira usina construída no Paraná

Pequena para os padrões atuais, a usina Chopim I teve um papel muito relevante no desenvolvimento dos municípios do Sudoeste do Estado quando começou a operar, em 1963. Para começar os trabalhos na casa de força, já foi instalada uma nova ponte rolante que permite a retirada e movimentação dos grandes equipamentos em segurança.
Publicação
13/08/2021 - 12:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Copel iniciou a modernização da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Chopim I – primeira usina construída pela empresa durante a concepção do plano de eletrificação do Paraná, entre os anos de 1961 e 1965. Pequena para os padrões atuais, a usina teve um papel muito relevante no desenvolvimento dos municípios do Sudoeste do Estado quando começou a operar, em 1963.

A planta tem potência instalada de 1,98 MW dividido em duas unidades geradoras impulsionadas por turbinas tipo Kaplan. O aproveitamento está localizado na margem esquerda do Rio Chopim, no município de Itapejara d’Oeste. Com investimentos estimados em R$ 5 milhões, a renovação vai proporcionar maior confiabilidade à operação e à manutenção da usina.

Ao longo dos quase 60 anos de funcionamento, a instalação foi atingida por várias enchentes provocadas pela elevação súbita de nível das águas do Rio Chopim, comprometendo e reduzindo a vida útil de alguns equipamentos.

Por isso, a modernização será ampla, incluindo a substituição ou adequação de todos os sistemas elétricos e mecânicos dos geradores 1 e 2, além de toda instrumentação de proteção, medição e automação. O projeto contempla também a adoção de novas tecnologias e equipamentos que vão possibilitar a operação remota da usina.

Para começar os trabalhos na casa de força, já foi instalada uma nova ponte rolante que permite a retirada e movimentação dos grandes equipamentos em segurança. As obras devem se estender até março de 2022, quando as unidades geradoras serão disponibilizadas novamente ao sistema elétrico brasileiro.

GALERIA DE IMAGENS