Copel recebe prêmio nacional de inovação no setor elétrico

Prêmio Abradee de Inovação foi entregue em Brasília, destacando o papel da empresa paranaense enquanto protagonista nas transformações vividas pelo setor elétrico. Copel é responsável por um dos maiores programas de digitalização e melhoria da rede de distribuição de energia em no Brasil.
23/08/2024 - 12:20

As ações realizadas pela Copel no âmbito da inovação receberam quinta-feira (22) um importante reconhecimento da organização que reúne as empresas atuantes em distribuição de energia, no Brasil. O Prêmio Abradee de Inovação foi entregue em Brasília, destacando o papel da empresa paranaense enquanto protagonista nas transformações vividas pelo setor elétrico, como a participação na mobilidade veicular e a crescente presença de redes inteligentes, na cidade e no campo. Esta é a primeira vez que esta categoria entrou no prêmio.

Para o diretor de Mercado e Regulação, André Gomes da Silva, que representou a Copel no evento, o troféu inédito é resultado do trabalho realizado ao longo dos últimos anos, afirmando a disposição da empresa em buscar maior dinamismo e eficiência. “Temos muito orgulho do trabalho feito pelo time da Copel e pelo reconhecimento como a melhor distribuidora em Gestão de Inovação, no primeiro ano em que esse troféu é entregue pela Abradee. Vamos em frente, buscando sempre o melhor para o nosso cliente”, afirmou.

A Copel é responsável por um dos maiores programas de digitalização e melhoria da rede de distribuição de energia em andamento no Brasil, com mais de 820 mil medidores inteligentes instalados em residências, comércios, empresas e propriedades rurais de 94 municípios do Paraná. O avanço tecnológico reduz a abrangência e o tempo de desligamentos acidentais, além de representar uma revolução na forma como os consumidores da Copel gerenciam o consumo de energia, por meio do próprio celular.

Outo programa consolidado é o Copel Volt. Com duas edições em pouco mais de três anos, o programa de inovação aberta realizou parcerias com startups nacionais e internacionais, que têm aberto caminhos para a aplicação de soluções nas áreas de negócio relacionadas à energia elétrica. Esse movimento ganhou ainda mais força em 2023, quando a Copel anunciou a criação de um fundo para buscar novas oportunidades de investimento em empreendimentos de inovação em energia elétrica.

Há um mês o projeto ganhou corpo e agora o Copel Volt foi lançado como hub de inovação que vai congregar todas as ações neste sentido que acontecem dentro da companhia.

INCENTIVO À PESQUISA – O braço de distribuição da empresa está investindo fortemente em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) voltados para a criação de novas soluções para os problemas enfrentados pelo setor. Entre as principais áreas de atuação, destacam-se a automação de redes, monitoramento inteligente de falhas, e o uso de inteligência artificial para otimização de processos.

Apenas em 2023, foram R$ 15 milhões investidos nesta área, que inclui ainda o trabalho com desenvolvimento de sistemas para classificação automática de vegetação sob redes elétricas utilizando imagens multiespectrais de nanossatélites, a criação de ferramentas para planejamento automatizado de redes de comunicação em zonas rurais e urbanas, e a implementação de plataformas integradas para a recuperação automática de redes, considerando a geração distribuída.

Esses esforços têm como objetivo melhorar a qualidade do serviço, reduzir interrupções de energia e aumentar a eficiência operacional da companhia.

EDUCAÇÃO – Outra frente de impulsionamento do pensamento inovador é uma maratona de inovação promovida anualmente com alunos universitários. A terceira edição do Hackathon Copel já tem data para acontecer este ano, nos dias 19 e 20 de outubro, desafiando as equipes a desenvolverem soluções inovadoras para problemas reais enfrentados pela companhia, com foco em eventos climáticos e atendimento ao consumidor. As inscrições começam em 9 de setembro e se estendem até 4 de outubro. O evento busca integrar talentos universitários ao setor energético, promovendo o desenvolvimento de soluções que beneficiem a sociedade.

CULTURA DE INOVAÇÃO – Além das ações voltadas ao público externo, o prêmio recebido levou em consideração como a inovação é fomentada internamente nas dezenas de empresas avaliadas. Nesse sentido, a Copel tem atuado na formação de agentes multiplicadores a fim de que a cultura da inovação permeie todos os âmbitos da empresa. Um dos destaques é a plataforma criada há 11 anos para receber as sugestões de inovação cadastradas por qualquer integrante da empresa, premiada no último ano pela CIER - Comissão de Integração Energética Regional, que atua na América Latina e Caribe.